Acredita-se que um líder inspirador, encontre-se alicerçado por bases que poderão torná-lo referência para seus liderados, tendo potencial para transformar vidas e ainda, arrebanhar multidões.
De acordo com o pensamento de Hendricks. “Nossa tarefa como comunicadores não é tentar deixar os outros deslumbrados conosco, mas causar um impacto. Também não é apenas convencê-los é transformá-los”. (Hendricks, 1991 p. 57)
Partindo deste princípio, seguem abaixo os apontamentos dos 4 pilares que poderão contribuir para a evolução de um Líder inspirador.
- EMPATIA – A empatia é um dos pilares que precisa delinear o perfil do líder inspirador. Para tanto se faz necessário a prática do exercício de esvaziar-se de si mesmo, descartando alguns vilões que o impede de se colocar no lugar do seu próximo, incapacitando-o de sentir as dores dos seus liderados. Aconselha-se então, envolver-se com boas referências, desenvolver hábitos bons e simples, tais como: deixar a ambição do ter para aprofundar-se mais em ser, e possivelmente compreenderá como é extraordinário servir pessoas. “Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir”. Diz Hunter, (2004, P. 57)
- INTEGRIDADE – Sugere-se que o líder inspirador tenha um caráter definido, irrepreensível, tornando-se fiel ao seu próprio discurso, e que seja capaz de liderar pelo exemplo. “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Filipenses 4.8
- COMUNICAÇÃO EFICAZ – Feliz é o líder que traz consigo um padrão de comunicação clara, que se utiliza do feedback, tanto ativo quanto receptivo para suas avaliações, e com confiança e coragem ouve seus liderados, potencializando ainda mais a sinergia entre si. Como explica Covey (2012, p. 62) “A essência da sinergia é valorizar as diferenças – respeitá-las ampliar os pontos fortes e compensar as fraquezas”.
- COMPETÊNCIA – Este pilar exige que o líder esteja na busca constante pelo conhecimento, a fim de adquirir competências para que com inteligência e habilidade o possibilite tomar decisões assertivas. Para tanto, é essencial manter todo tempo um bom nível de qualidade, e em concordância com Magalhães, (2012 p.66) mire em alvos bem definidos para não lançar setas em vão.
Por fim baseado nos quatro pilares referenciados, recomenda-se que o líder inspirador esteja atento, vigilante em suas atitudes, conduta, cuidando para não tropeçar em armadilhas que poderão estagnar o seu processo de crescimento diante dos seus liderados, principalmente seu crescimento pessoal. Como alerta Shedd, (2000 p. 55) “Alguns líderes facilmente caem no erro que os convence de que servir seus seguidores será interpretado como fraqueza”. Portanto propõe que o líder permaneça fundamentado em bases sólidas e apto a inspirar pessoas.
BIBLIOGRAFIA
HENDRICKS Howard. Ensinando Para Transformar Vidas. Editora Betânia – 1991 – MG – 1° Edição.
HUNTER, James C.O Monge E O Executivo. Editora Sextante – 2004 – RJ – 1° Edição.
ALMEIDA Corrigida Fiel. Sagradas Escrituras – Acf – Bíblia Online.
COVEY Stephen R. Os 7 Hábitos Altamente Eficazes. Editora Best Seller – 2009 – RJ – 8° Edição.
MAGALHÃES, Dulce. Super Dicas Para Administrar O Tempo E Aproveitar Melhor A vida. Editora Saraiva – 2012 – SP – 1° Edição.
SHEDD, Russel P. O Líder Que Deus Usa. Editora Vida Nova – 2001 – SP – 2° Edição.