Hoje vamos dar continuidade ao tema Avaliação de desempenho na Igreja. Se você chegou agora e não leu o artigo da semana passada, clique aqui para voltar lá e ler antes de dar continuidade!
Antes de qualquer coisa, é muito importante lembrar de que só é possível fazer avaliação de desempenho com equipes que trabalham a partir de objetivos que foram traçados e compartilhados a priori. Se os objetivos e ações não estavam claros, não há como esperar um envolvimento com o processo avaliativo ou mesmo resultados positivos!
Existem muitos métodos para fazer avaliação de desempenho, mas antes de escolher um deles, você precisa conhecer o perfil da sua equipe e analisar o momento em que estão vivendo. Alguns métodos exigem um nível de maturidade maior que outros e isso deve ser levado em consideração.
Vamos conhecer os principais tipos de avaliação de desempenho utilizadas em equipes de alta performance.
- Autoavaliação – Este é o modelo mais comum e, como o próprio nome sugere, cada pessoa da equipe tem liberdade para fazer uma análise do seu desempenho em determinado período ou ação específica. Mesmo sendo simples, a autoavaliação deve ser feita a partir de algum formulário que direcione o processo. O líder deve escolher bem as perguntas para que conduzam a uma reflexão significativa. Também é possível uma segunda etapa, realizada com o líder separadamente, para uma análise do que foi apresentado.
- Avaliação direta ou 90 graus – Neste tipo, o líder participa ativamente, avaliando de forma objetiva o desempenho de cada membro da equipe. Também precisa de um questionário norteador, mas neste caso, o líder é que responderá e dará feedback positivo, negativo ou neutro para o liderado. O nível de maturidade para este tipo de avaliação deve ser bem maior.
- Avaliação conjunta ou 180 graus – Diálogo e flexibilidade são as palavras-chave para este modelo de avaliação de desempenho. O líder avalia a equipe e a equipe também tem a chance de avaliar o líder no mesmo processo. Este é um tipo de avaliação que pode produzir muito crescimento, se usada com sabedoria e técnica.
- Avaliação 360 graus – É um tipo bastante completo, uma vez que envolve líderes diretos e indiretos, colegas de equipe, membros ou famílias participantes, funcionários da igreja etc. No fim do processo, é feita uma comparação entre as considerações gerando feedbacks valiosos.
- Avaliação comportamental – Esse modelo analisa aspectos de dominância, influência, estabilidade e conformidade. A ideia é entender o perfil de comportamento para designar tarefas mais adequadas e assertivas para cada pessoa da equipe.
- Avaliação por distribuição forçada – Para este tipo de avaliação é feita uma lista com afirmações importantes que devem ser observadas, tais como: “pastoreia a equipe”, “cumpre bem horários”, “é proativo”, “não se relaciona bem com a equipe”, “é criativo” entre outras. Na frente de cada frase, o avaliador coloca sinais de + ou – para o que mais se aproxima ou se distancia do perfil avaliado.
- Avaliação por competências – Por meio de formulários específicos, são avaliadas as competências conhecidas como CHA – conhecimento (saber algo), habilidade (saber fazer) e atitude (querer fazer). Os resultados dos formulários são analisados junto com a autoavaliação para identificar quais competências a pessoa já possui, quais estão em desenvolvimento e quais ainda precisam de atenção.
Além destes, existem outros métodos para avaliação de desempenho. Você já participou de alguma avaliação de desempenho? Você já promoveu alguma destas avaliações com a sua equipe de ministério? Compartilhe sua experiência com a gente!
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