Percebe-se que o grande desafio do ser humano não se encontra na busca desenfreada na conquista e na descoberta de novas tecnologias ou em soluções para os males sociais que tem assolado o nosso mundo. Na era tecnológica, isso sempre foi buscado e estudado para uma sociedade melhor. E isso é louvável. Entretanto, o nosso maior desafio, enquanto seres humanos, que enfrentamentos o dia a dia, é na solidificação da família, na criação e educação dos filhos a partir dos padrões divinos.
O cenário em que estamos inseridos é deveras caótico e hostil. A sociedade tem descaracterizado e deteriorado a família. A família tem sofrido sérios ataques. Especialistas mostram que as mudanças sociais pelas quais a família tem passado trouxeram consequências para a sua constituição. Por isso, a necessidade da construção de uma pedagogia saudável na família.
A sociedade está cada vez menos desprovida com a construção dos ideais de ética e moral. Do ponto de vista sociológico, eles são os responsáveis pela manutenção da ordem entre as pessoas. E a família acaba sendo influenciada nos arcabouços de uma sociedade de valores e de mecanismos pecaminosos e impuros.
Nossos filhos são bombardeados por estímulos cada vez menos saudáveis. E do ponto de vista psicológico – “psicologia-sócio-histórica”, essas informações, esses ambientes construirão o seu caráter, determinando o comportamento presente e futuro da família e em toda a sociedade. O papel da pedagogia cristã no âmbito da educação, é crucial para proteger a família e nossos filhos. Ou seja, o intelecto, as emoções e a espiritualidade dos filhos, levando-os a uma consciência bíblica para construção do seu caráter.
É salutar ressaltar que a importância da Bíblia para a educação cristã consiste no fato de que ela é o registro e a revelação escrita de Deus. Neste sentido, um dos principais pontos da “filosofia cristã de educação no âmbito familiar é a autoridade bíblica”. Em se tratando de educação cristã, temos que passar para a nossa família que a Bíblia é mantida como a fonte primária e o único critério inerrante da verdade absoluta.
Para Pazmiño, “ao manter a Bíblia como sua fonte de autoridade final, não vai ser ignorado os estudos contemporâneos nem as necessidades de desenvolvimento. Pelo contrário, ele se sente livre para investigar todos os campos do saber humano com a confiança de que Deus é o autor de toda a verdade” (2008, p. 56).
De tudo que é ensinado à criança a respeito de Deus, o exemplo fundante que fará toda diferença no processo de ensino aprendizagem é a vida dos pais. Certa vez me deparei com uma seleta frase de um livro que me inquietou e que guardo até hoje: “Somos por vezes gigantes no falar, mas anões no viver”. E isso é uma realidade. O exemplo, as atitudes, as ações falam mais alto que as palavras. Não adianta ensinar nossos filhos algo que eles percebem que não está condizendo com o nosso próprio testemunho. Em síntese, os pais precisam urgentemente educar os seus filhos por meio de um testemunho coerente, fidedigno, praticando aquilo que ensinam. Que esta premissa esteja latente nos nossos corações.
BIBLIOGRAFIA
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda (Org.). Filosofia da educação. São Paulo: Editora Moderna,1989.
PAZMIÑO, Robert W. Temas fundamentais da educação cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.
RICHARDS, Lawrence O. Teologia da educação cristã. São Paulo: Vida Nova, 1983.