Na parte 1 do tema proposto para este artigo (https://oecbb.com.br/a-educacao-crista-a-crianca-e-a-musica-estrategias-curriculares-parte-1/), reconhecemos que a Música na igreja é uma ferramenta poderosa de ensino e que deve ser usada com intencionalidade e excelência, sendo observados o repertório a ser cantado e algumas áreas nas quais a Educação Cristã e Ministério de Música devem dar as mãos no trabalho com crianças.
Na segunda parte deste do tema A EDUCAÇÃO CRISTÃ, A CRIANÇA E A MÚSICA: Estratégias curriculares, traremos aspectos práticos de implantação de um currículo pensado para as necessidades da igreja nos dias de hoje, e que podem ser efetivados com ações simples, porém consistentes, se observados os critérios à luz da Palavra de Deus.
Para testarmos a importância da música como estratégia para educação do povo de Deus nas diversas faixas etárias, podemos observar os diversos momentos em que as narrativas bíblicas foram acompanhadas e celebradas por música: Na criação, a Bíblia nos diz: “[…] quando as estrelas da manhã cantavam juntas, e todos os filhos de Deus gritavam de júbilo?” (Jó 38.7); Nas bases da cidade edificada por Caim e seus descendentes, entre os fundamentos de uma sociedade primitiva encontramos a agricultura, a indústria e a música (Gênesis 4.21); No êxodo, Miriã profetizou com tamborim e dança, conduzindo as mulheres em danças e cânticos para celebrar a vitória do Senhor sobre os egípcios (Êxodo 15.20-21); Outros profetas são encontrados profetizando com seus instrumentos no tempo do rei Saul (1Samuel 10.5); Nas composições de Isaías, como a que podemos ler no capítulo 26.1-6 de livro que leva seu nome; Em mais de 50 Salmos observamos instruções para a execução de diversos instrumentos musicais, cantos e melodias; Na sedimentação da Palavra, a Bíblia diz: “A palavra de Cristo habite ricamente em vós, em toda a sabedoria; ensinai e aconselhai uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão no coração” (Colossenses 3.16). A música é espiritual, bendita, bíblica. Por que não a usarmos para a Educação Cristã das gerações? Seria um grande equívoco.
É preciso um pensamento educacional cristão por parte de pastores e diretorias eclesiásticas. Basta olhar a infinidade de aparelhos celulares e tablets ligados durante as programações e cultos para “entreter” crianças enquanto seus pais prestam atenção na mensagem. Tenho certeza de que não é surpresa para ninguém que isto acontece com frequência debaixo de nossos olhos. Aliar a Música à Educação Cristã é a chave que trará diferença na formação dos pequeninos e, quanto mais cedo, melhor: as primeiras podas neurais ocorrem por volta dos três, cinco e sete anos de idade! Quais são as estratégias curriculares capazes de sedimentar os preceitos divinos, o amor a Deus, a salvação em Jesus e o desejo de viver para Ele, anunciando o evangelho ? Como a música pode ajudar? Vamos a elas:
- Convide pessoas com habilidades musicais para integrar às equipes de Educação Cristã infantil
Uma coisa importante para se afirmar: os músicos da igreja também tem seus filhos, sobrinhos e netos no ministério com crianças da igreja. Convidá-los a participar da escala quando se tem um currículo em que a música seja usada com intencionalidade e quando o repertório é construído previamente, pode iniciar um tempo de grandes ganhos musicais no trabalho com as crianças.
- Insira repertório musical diverso na elaboração e implementação do currículo
Um ambiente cristão que se preocupa com o que oferecer musicalmente às crianças entende que o mundo está aí, oferecendo sons, ritmos e arranjos instrumentais cheios de conceitos e ideologias através da música. Nos fones de ouvido são veiculados repertórios estrangeiros, com bandas influenciadoras de uma geração que deverá perpetuar o trabalho de nossas mãos. A forte tendência da criança será reproduzir a cultura, crenças e valores nos quais está inserida, carregando essa bagagem para sua adolescência e vida adulta. Como não nos preocuparmos em oferecer às crianças músicas que as edifiquem, alegrem, façam pensar e conhecer a Deus? Inserir repertório musical diverso na elaboração e implementação do currículo é uma atitude inteligente, sábia, afinal, a música cristã tem como objetivo colaborar em nosso crescimento espiritual, a expressar a fé em Cristo e a nos ajudar a conhecer e a prosseguir crescendo no conhecimento de Deus.
Tendo por base o Hinário para o Culto Cristão – HCC, pesquise os diversos temas que devem ser cantados com as crianças: fale sobre Deus Pai, Deus filho e Deus Espírito Santo, sobre a dedicação de vidas, bens e talentos, sobre a volta de Cristo, sobre louvor e adoração, missões, oração, amor ao próximo. Estruture o seu currículo prevendo músicas recorrentes e músicas para as diversas comemorações e temas. Ensine hinos tradicionais e cânticos atuais, conte a história da música sacra, dos compositores. Faça com que a criança ame adorar através de sua vida, e que louve com gratidão.
- Crie um plano orçamentário para aquisição de instrumentos musicais e equipamento de som para o Ministério com Crianças
Sim, é possível investir na aquisição de materiais para as crianças. Desde caixas de som, cabos e microfones, Data Show, teclados, violões, ukuleles, flautas doces, bateria e outros instrumentos de percussão que mobilizem a igreja a olhar para as crianças com visão de Reino. Faça cantina e festas com o objetivo de equipar o Ministério com Crianças. Inaugure um curso livre de música na igreja, e ofereça aulas a preços abaixo do mercado às crianças da igreja e da comunidade. Isso não é nada diante dos resultados que a igreja há de colher hoje, e no futuro também.
- Planeje ações em que as crianças possam cantar a Palavra, cantar em grupo, fazer música para o louvor a Deus
Criar oportunidades em que as crianças apresentem o que tem recebido no Culto Infantil,
nas classes de Escola Bíblica, nos ensaios e aulas, marcará a vida cristã delas para sempre. Fazer recitais, promover intercâmbios, viagens missionárias, evangelização com música, são alguns dos exemplos que podem ser executados debaixo de um planejamento integrado entre os diversos ministérios da igreja, apoiando o trabalho com crianças. No decorrer dos preparativos, é importante a conscientização dos objetivos a serem alcançados, uma resposta pública ao compromisso a que Deus já as chamou e da experiência valiosa para as crianças, que se sentirão participantes e úteis no serviço ao Senhor.
A Educação Cristã e a Música devem caminhar unidas, mostrando às crianças as amplas formas de expressão de louvor e adoração, de serviço, de consagração a Deus, de conhecimento e obediência à Palavra e dos valores inegociáveis da fé cristã. Um currículo planejado e bem construído há de ser bem-sucedido, trazendo muitos benefícios à igreja, que levará a instrução feita por Jesus à mulher samaritana: “Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem no Espírito e em verdade” (João 4.24).
REFERÊNCIAS
JOHNSON, Terry. Introdução à Adoração. Revista Premise, Vol. III, n. 1, Jan. 1996.
SHEDD, Russell P. A Bíblia Vida Nova. Tradução para o português: João Ferreira de Almeida, Ed., rev. atual. São Paulo, Vida Nova, 1995
https://guiame.com.br/musica/nacional/a-musica-na-biblia.html
https://musicaeadoracao.com.br/20248/musica-na-igreja-qual-o-proposito/