Pretende-se neste ensaio introdutório desenvolvido para o blog da OECBB, compartilhar com vocês, outras leituras e olhares sobre a temática proposta “a educação cristã do amanhã”.
Aproveito para adiantá-los que, após revisitar o tema proposto “a educação cristã do amanhã”, dizer que estamos falando de “Olhares desejáveis e cenários prospectivos para a educação cristã no contexto denominacional, da igreja local e da sala de aula – presencial ou através dos ambientes imersivos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)”; já que é necessário qualificar esse “olhar”, ou “olhares” e, os “cenários”, ou seja, os marcos espaciais e temporais e atemporais característicos de olhares e cenários diferentes e múltiplos.
Reconheço que há muita expectativa em relação à contribuição que essa temática propõe hoje, não é diferente, mas seus resultados nem sempre trazem mudanças para o quadro que vivenciamos, ainda que, insisto que mudanças significativas precisam acontecer.
Acredito que é possível um trabalho coletivo e participativo saudável entre o ministério eclesiástico, pastoral e a educação cristã, começando pela dissociação, ou departamentalização entre os diferentes e, ao mesmo tempo, iguais ministérios. Estamos inseridos em outra lógica de raciocínio, uma nova racionalidade.
Quanto aos objetivos consiste em compreender e distinguir os diferentes e múltiplos olhares e cenários para educação cristã do amanhã, um olhar pastoral e educacional, concomitantemente, ambos os sujeitos desenvolvem a capacidade que permite distanciar-se de si mesmo para se colocar no lugar do outro – em um “pensamento ampliado”, por meio de um exercício de escuta, de ideias, de compartilhamento que vise a reflexão e a discussão de modo a colocar alternativas diversificadas sobre determinados assuntos, mas com respeito mútuo e certa intencionalidade.
Pensar que, esse é um período propício para refletir sobre a temática proposta como tem sido em diferentes tempos e, assim desenvolver a capacidade de enfrentá-lo e refletir sobre os acontecimentos relacionados ao próprio ministério pastoral e de educação cristã, em um cenário sistêmico e sinérgico de cooperação e esforço mútuo e meso – ou seja, materializado no âmbito da igreja local e micro da própria sala de aula da Escola Bíblica Dominical (EBD), isto é, no sentido de realizarmos um ministério de educação cristã pastoral exitoso. De modo que está em jogo a natureza e finalidade da missão da igreja, enquanto instituição educativa e os papéis dos atores desse processo educativo, nós – pastores e educadores cristãos.
A temática proposta será desenvolvida na tentativa de fazer uma brevíssima de reconstrução histórica da educação cristã, lembrando alguns eventos num processo de continuidade e descontinuidade quando se fala de um possível projeto de educação cristã; trazer um foco na gestão do conhecimento sobre educação cristã tendo em vista o ministério pastoral e, as “novas” perspectivas para a educação cristã e pastoral. Sempre é tempo de aprendermos a mudar.
Quero aproveitar essa oportunidade para lançar, como dizia e, parafraseando o professor Dr. Regis de Morais (2003) “um olhar plural sobre os plurais cenários do ministério pastoral e da educação cristã, mas sem a atomização chamada de pós-moderna”. Um olhar para algo que temos pela frente por construir e realizar, ainda que seja necessário desconstruir e desaprender.
Diante dessas considerações preliminares, pondera-se a partir de algumas questões como: O que de fato o motivou, ou quais os motivos você tem para tecer a educação cristã no contexto da igreja local, já que o educador cristão é um tecelão? Somos pastores e educadores vindos de cenários diferentes, desempenhando papéis diferentes e ao mesmo tempo iguais. Que esperanças ou expectativas serão geradas a partir deste tema: “Olhares e cenários para a Educação Cristã: aprendendo a mudar” e agora, passados dois anos ou mais, com abordagem da temática: “A educação cristã do amanhã”?
Continua no próximo artigo para esse blog quando vamos detalhar aspectos importantes sobre: olhares e cenários ministeriais. uma tentativa de tecer um ensaio.
REFERÊNCIAS
DELORS, Jacques.(Coord.) Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7 ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2012.
FAVA, Rui. Educação 3.0. 1 ed. aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014.
JARAUTA, Beatriz; IMBERNÓN, Francisco. Pensando no futuro da educação. Uma nova escola para o século XXII. Porto Alegre: Penso, 2015.
LITTLEJOHN, Robert; EVANS, Charles T. Sabedoria & Eloquência. Um modelo cristão para o ensino clássico. São Paulo: Trinitas, 2020.
MORAIS, Regis de. Educação contemporânea. Olhares e cenários. Campinas: Alínea, 2003. (Coleção educação em debate)
PETERSON, Eugene H. O caminho de Jesus e os atalhos da igreja. São Paulo: Mundo Cristão, 2009. (Série – Teologia Espiritual)
SINE Tom. O lado oculto da globalização. Como defender-se dos valores da nova ordem mundial. São Paulo: Mundo Cristão, 2001.
STETZER, Ed; PUTMAN, David. Desvendando o código missional. Tornando-se uma igreja missionária na comunidade. São Paulo: Vida Nova, 2018.
TAVARES, José. O poder mágico de conhecer e aprender. Brasília: Liber Livro, 2011.
THIESEN, Juares da Silva. O futuro da educação. Contribuições da gestão do conhecimento. Campinas: Papirus, 2011.