A educação é muito mais importante do que se pensa e acredita ser. Ela está presente em tudo que vê, sente, escuta e imagina. É essencial no processo relacional e interativo de como as pessoas aprendem e se transformam. Os ensinos da Palavra de Deus fazem toda a diferença na vida de uma pessoa, principalmente quando ela recebe, obedece e confia de todo o coração. Se você recebeu o chamado de ser professor em sua igreja, considere uma honra, um privilégio cooperar com Deus em sua missão.
A figura do professor é indispensável na educação, principalmente no processo de formação do indivíduo, pois ele instrui e mostra a verdade de Deus. Tem condições de apresentar o ensino com sabedoria e sua experiência. Promove o estudo e o pensamento crítico. Leva o aluno a ser um cientista-mordomo da criação de Deus, que não tem medo de questionar, estudar e desenvolver e certamente coopera com sua transformação. A primeira acepção da palavra “professor” refere-se a alguém que “professa uma crença”. A cultura demonstra o que a pessoa valoriza e cultua. Deus criou as pessoas para se relacionarem, e o ensino é parte fundamental do cuidado e do amor para com o próximo.
O termo professor deriva do Latim professus, “aquele que declarou em público”, do verbo profitare, “declarar publicamente, afirmar perante todos”. Formado por pro “à frente”, mais fateri “reconhecer, confessar”. No dicionário informal a palavra “professor” – É a pessoa que, por conhecimento adquirido ou experiência de vida, pode ser mentor, espelho e ou norte para outros que desconhecem fatos ou acontecimentos. Pelo dicionário Webster “Professor”- Aquele que faz uma declaração aberta de seus sentimentos ou opiniões, particularmente, alguém que faz uma declaração pública de sua crença nas Escrituras e de sua fé em Cristo, e assim se une à igreja visível.
O professor está com a palavra, está autorizado a professá-la, ele cria o que ainda não existe na mente do aluno pelo poder da palavra. Essa palavra está associada ao poder de criar, a mesma que proferida por Deus quando com sua palavra criou todas as coisas. Se cada professor pudesse refletir no valor de suas palavras de suas ações, as escolas bíblicas seriam mais fortalecidas, não teríamos dificuldades para formar novos líderes dentro de nossas igrejas. Só teremos condições de multiplicar líderes e principalmente de formá-los se este processo estiver fundamentado na Palavra de Deus.
Professor não difere do sacerdote, embora sua missão esteja muito mais ligada com a do mestre, e com a do profeta. O professor “professar”, a crença está nisso. Ele professa uma fé em Deus, no que ele fala, nos seus ensinos, nele mesmo, e no aluno. O professor tem a missão de propagar a verdade, a cultura e a visão em que acredita, se acredita faz com amor, que certamente seus ensinos serão assertivos no coração de seus ouvintes. “O Professor afeta a eternidade; Ele não pode dizer onde sua influência acaba”, como diz Henry Brooks, vejamos a grande relevância que a igreja reflita profundamente sobre a Palavra, que entenda que todos devem conhecer a Bíblia, promovendo uma postura ativa no estudo bíblico.
O Novo Testamento menciona cinco dons ministeriais em Efésios 4.11: “E ele designou uns como apóstolos, outros como profetas, outros como evangelistas, e ainda outros como pastores e mestres, […]”. Dentre os quais encontra-se o de “profeta” que tem como missão a identificação do erro doutrinário, devendo também apontar o caminho certo a ser seguido. Também é o mestre que lida com a palavra de vida. O professor é quem professa a verdade bíblica, é o profeta que anuncia a mensagem da verdade divina. Orienta seus alunos para o futuro, no caminho já estipulado por Deus em sua Palavra. É o mestre que caminha junto com os seus estudantes, guiando-os em toda sabedoria e amor.
Deus é criador de todas as coisas, Ele é o mestre por excelência. Ele ensinou o homem sobre seus princípios e mandamentos. É Ele quem conduz os seus no aprendizado, por meio do seu Espírito Santo. Jesus foi o Mestre encarnado, que escolheu e guiou os seus discípulos, deixando a igreja aos cuidados do Espírito Santo, para que os orientassem e ensinassem. E, agora professor, lhe foi confiado esse maravilhoso ofício de chegar aos ouvidos e corações dos quais Deus lhe entregou, seja qual idade for, conforme Spurgeon declara: “Os ensinos de nossa infância deixam impressões definidas e distintas na mente, que permanecem depois que setenta anos já se passaram. Cuidemos que tais impressões sejam feitas para os mais altos propósitos”.
Em Romanos 15.4: “Porque tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nossa instrução, para que tenhamos esperança […]”, o bom conhecimento traz vida e esperança. Faz com que se compreenda adequadamente o mundo físico, a criação, assim como o Criador, a Palavra de Deus é fonte de sabedoria, vida e esperança.
O professor que tem entusiasmo, que é otimista, que acredita nas possibilidades do aluno, é capaz de exercer uma influência benéfica na classe como um todo, em cada aluno individualmente, pois sua atitude é estimulante e provocadora de comportamentos ajustados. O clima da classe torna-se saudável, a imaginação criadora emerge espontaneamente e atitudes construtivas tornam-se a tônica do comportamento da aula como grupo”.
Necessário conhecer e saber quem é o aluno. Segundo a etimologia, o termo aluno significa literalmente “criança de peito”, “lactante” ou “filho adotivo”, do latim alumnus, alumni, proveniente de alere, que significa “alimentar, sustentar, nutrir, fazer crescer”. Daí o sentido de que aluno é uma espécie de lactente intelectual. O termo aluno aponta, portanto, para a ideia de alguém que precisa ser alimentado e exige ainda cuidados de alguém que o oriente ou ensine. Em sentido figurado ou metafórico, porém, aluno significa simplesmente “discípulo” ou “pupilo”, alguém que aprende de forma coletiva em estabelecimento de ensino pela mediação de um ou vários professores.
Hoje se sabe que, na construção significativa do conhecimento, o processo é mais complexo, e que não cabe ao professor “alimentar” seus alunos com o conhecimento, mas sim despertar neles a vontade de buscá-lo. De qualquer maneira, não deixa de ser poética a imagem do aluno como ser em desenvolvimento que, com a ajuda do professor, recebe o “alimento da alma e da mente” sob forma de informação.
Aluno é um presente que Deus nos deu. Na teologia e na educação cristã precisa-se aprender a lidar com pessoas. Muitas vezes, se lida com o erro, pelo moralismo religioso como instituição religiosa. Mas, podemos usufruir dessa liberdade por meio da comunicação ensinar a criança, o jovem a resolver seus problemas, e que precisam aprender a dizer e aprender a conviver com o não, e ser referencial do amor de Jesus aos que estão sob nossos cuidados pautados no seu amor redentor.
Quando Jesus pergunta a Pedro se ele o amava, acredito que Ele deve ter dito de forma bondosa e cheio de amor. Em outras palavras, Jesus disse: “Pedro eu te amo tanto, que confio a você aquilo que eu comprei com o meu sangue. O que tenho de mais precioso em todo o mundo é o meu rebanho. Veja Simão, eu tenho tanta confiança em você, como sendo uma pessoa que ama sinceramente, que eu lhe faço um pastor dos meus cordeiros”.
Acredito em meu coração que essa declaração é real ainda em nossos dias, se você ama a Jesus, ele diz: – Cuide dos meus cordeiros. Jesus não amava religião, Ele amava pessoas, Ele tinha cheiro de gente. Quantas pessoas estão clamando ao seu lado estão na espera de receber o amor de Deus através de suas ações que manifestam esse amor de forma real. Existe o relato desse amor em um livro, professor, ame esse livro! Quando lemos um livro diante do autor, nos dá a prerrogativa de falar com ele e tirar as dúvidas. Leia a bíblia e fale com o autor.
Perguntaram para Jorge Luis Borges, escritor e poeta argentino: – A quem devemos o livro, devemos aos gregos? Ele disse: – Não. Devemos a tradição judaica cristã. Porque eles saíram pelo mundo dizendo que o livro é uma coisa tão boa, que até Deus escreveu um. O ensino é tema fundamental na Bíblia, como são relevantes a educação, o ensino e o amor para a formação humana e na perspectiva da educação cristã.
Que os professores das escolas bíblicas reflitam sobre a importância da sua figura para a igreja, à luz da Palavra de Deus, pois, desempenham um papel que influenciará a vida da igreja para o cumprimento da missão, multiplicando líderes, promovendo uma visão de Deus e um povo que O glorifica.
O primeiro sermão de Pedro foi didático e contextualizado, porque ele respondeu às perguntas do povo. O amor de Deus não é pergunta, mas resposta para todas as perguntas. Nessa missão devemos estar sempre prontos para discernir e responder às perguntas e perplexidades das pessoas. Como professores estejamos sempre atentos para proclamar a Palavra como resposta à curiosidade, às reações, às inquietações das pessoas, aproveitando as circunstâncias e ocasiões para ensinar o amor de Deus.
Se você tem a visão, você tem o dom, então seja a resposta!
REFERENCIAS
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-etimologia-de-mestre-de-professor-e-de-educador-de-novo/20548
https://www.dicionarioinformal.com.br/professor/
http://webstersdictionary1828.com/Dictionary/professor
SPURGEON, C.H. Pescadores de Crianças: Orientação prática para falar de Jesus às crianças. Shedd Publicações; Traduções Hope Gordon Silva. São Paulo. SP, 2004.
PILETTI, Claudino. Didática Geral. Série Educação. Editora Ática.19ª Edição. São Paulo. SP. 1995. p.19.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aluno#Etimologia
https://www.dicionarioetimologico.com.br/aluno/