Deus registrou em seu livro tudo que queria nos revelar e isto incluiu uma fórmula que a partir de hoje já não será mais secreta. Um caminho para ter sua vida transformada e elevada a um nível de crescimento integral nas diversas áreas do SER.
Vamos ao texto bíblico Gn 1-28
“Dominem sobre a terra…[…]”. Deus nos dá autoridade para governar. Então:
- MOVA-SE Gn 1.2
- CRIE Gn 1.3,6,9,1114,20
- EXECUTE Gn 1.26 e 28
- AVALIE Gn 1.4,10,12,18,21,25,31
MOVA_SE – Porque o Espirito do Senhor se movia…
Convido você a pensar em como reage diante do caos. Você fica paralisado ou se movimenta para resolver? Pelo que você se move? Quais são seus objetivos?
Deus te chama a se mover no ESPÍRITO. Gosto como Paulo esclarece, ele diz: “Portanto, corro não como quem não tem alvo; e luto, não como alguém que golpeia o ar” (1Coríntios 9.26).
Então apresento a você 3 maneiras de se mover que irão mudar sua vida:
- MOVA- SE PARA CRISTO (ALVO) E ENCONTRE SABEDORIA (Salmo 143.10)
“A terra era SEM FORMA E VAZIA”. Um completo caos. E o que Deus faz? Se MOVIMENTA em direção ao objetivo. Nós estamos em novembro. Qual a promessa de dezembro, da virada, que você já cumpriu? No fim do ano todo mundo se compromete a fazer algo diferente. Exemplo: Esse ano vou caminhar. Esse ano vou ler mais a Bíblia. Esse ano vou cuidar da saúde.
O que você fez? Qual promessa já cumpriu? Deus te chama a se mover no ESPÍRITO.
VOCÊ ESTÁ CORRENDO PARA QUÊ? PORQUÊ? Mover-se para Cristo é satisfazer a vontade do Pai em detrimento da sua, é ter coragem para cumprir o seu chamado.
O SALMISTA diz: Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.”. O salmista diz: ensina-me ( peça a Deus para ser seu maior professor). Se você ainda não sabe, peça que Ele te ensina.
- MOVA-SE COM DEDICAÇÃO
Aquele que ensina que haja dedicação – “[…] se é ensino, que seja exercido no ensino;[…] (Romanos 12.7b)
Você olha para natureza e vê a dedicação de Deus. Impressionante! Cativante e sublime é o belo, o sol, o mar, as montanhas, o céu infinito, os animais, o ser humano, uma rosa macia e perfumada. DEUS É DETALHISTA. PERFEITO! Então, o que fizer, procure fazer com excelência. A Bíblia diz:
“E tudo quanto fizerdes, fazei de coração, como se fizésseis ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor a herança como recompensa; servi a Cristo, o Senhor” (Colossenses 3.23;24).
“Portanto, seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1Coríntios 10.31).
- MOVA-SE EM DIREÇÃO À PALAVRA DE DEUS – LEIA A BÍBLIA – ESTUDE
No ethos de Israel, em seu modo de vida tinha DISCIPLINA e a ORALIDADE que permitia que a cultura passasse de geração em geração. Anciãos e crianças juntos aprendendo. O humano integral é ao mesmo tempo sensível, inteligente e resistente; é liberdade, intersubjetividade; é razão, intuição; é também transcendência. É o inter-relacionamento através de uma comunicação própria estabelecida por mais de um sujeito, na qual as consciências individuais, os modos próprios de pensar e enxergar o mundo estão dentro de um encontro com o outro estabelecido pelo diálogo e pelo respeito (YUNES, 2002).
Para Adolphe Gesché (2003, p. 9), o segredo bíblico e teológico da palavra “criação” está no significado do termo, no que se refere à forma como “o ser humano foi criado, criador, provido de direitos e deveres, invenção e liberdade”. Nossa autonomia jamais foi negada por Deus. Ele revela e expressa seu amor sem nos ferir. Logo, permitir que alguém nomeie uma obra que você fez (Gn 2.19,20), como quem assina, e deixa nela a sua marca (um nome), é uma atitude que expressa confiança de relacionamento profundo e fidedigno. Foi assim no princípio, mas nós rompemos com o pacto.
Não podemos acreditar que alcançaremos esta plenitude ou liberdade, que o novo pacto propõe na Nova Aliança, apenas com a força do pensamento ou remexendo nossas estruturas mentais através de fortes emoções pela formação de novas sinapses neurais chegando ao estado de êxtase e alegria. Apenas a “alegria do Senhor” é a nossa força. É Ele quem nos levanta, que nos restaura e nos resgata. Uma vez desumanizados pelo pecado, apenas pela aceitação do amor incondicional do Cristo encarnado, através de um viés que acredita que o “desejo” (o mais profundo estado subjetivo) humano pode ser tocado pela vontade de Deus, sem anular a condição de autonomia do sujeito e de maneira a aperfeiçoar as ações nas relações estabelecidas pelo homem consigo mesmo, com o mundo exterior e com o próprio Deus, é que retornamos para “O Caminho”.
Referência
Fragmento acima do Livro O ATO DE LER E A (TRANS)FORMACÃO DO SER, 2021, página 26 e 27, de Danielle Viana.
SOUZA, Danielle Viana de. O ato de ler e a (trans)formação de ser. Editora Gramma, RJ, 2021.
YUNES, Eliana (Org.). A experiência da leitura. São Paulo: Loyola, 2003
KONINGS, Johan. A Bíblia: sua origem e sua leitura. Petrópolis: Vozes, 2014.