Martin Luther King tinha como sonho a criação de uma comunidade onde negros e brancos pudessem viver como irmãos. O sonho de King não morreu e vai gerar frutos através dos anos, após sua morte.
Quando falamos em comunidade vem-nos à mente a ideia de comunhão, de fraternidade, de solidariedade. A igreja cristã é, ou deveria ser, o melhor exemplo de uma comunidade: o local onde se vive em comunhão.
Neste artigo, proponho uma reflexão sobre a igreja, não somente como comunidade, mas como comunidade educadora.
A igreja como comunidade educadora tem algumas marcas:
1- Comunhão com Deus – A igreja como comunidade educadora é formada por pessoas transformadas por Cristo e que se relacionam com seu Criador.
2- Consciência e exercício da missão – Enquanto comunidade educadora a igreja torna comum o conhecimento de Deus. Isto se dá intra igreja através da educação cristã que possibilita a edificação dos seus membros e o preparo do exercício do ministério pessoal; e extra igreja com a propagação da mensagem de salvação através de Jesus Cristo.
3 – Visão – Visão significa que a igreja vive o presente vislumbrando o futuro, não se esquecendo do que aprendeu no passado. A marca da visão não deixa a igreja se estagnar, parar no tempo, mas a faz contextualizar sua mensagem e ação.
4 – Vida – A igreja é uma comunidade viva e de vida. Os cristãos têm uma vida nova prometida após sua morte terrena, mas isto não significa que a igreja seja formada por pessoas sem vida. A igreja como comunidade educadora irradia vivacidade e alegria que contagia as outras pessoas. O contato com o outro traz calor e envolve de modo que não se pode ser o mesmo depois de participar de uma comunidade educadora.
5 – Transformação – Esta é a marca da inconformação. Paulo diz em Romanos 12.2 para não nos conformarmos com o mundo, mas transformá-lo pelo nosso entendimento. E assim deve ser. Uma comunidade educadora não se acomoda como água, que toma a forma do copo, mas transforma o que precisa ser transformado. Em Atos 17 encontramos aqueles que tinham alvoroçado o mundo. A marca era a inconformação.
6 – Aprendizagem e ensino – Uma comunidade educadora aprende e ensina as verdades bíblicas, que devem ser vividas e compartilhadas com amor, humildade, obediência, fé e sinceridade.
Como Martin Luther King eu também tenho um sonho. Já imaginaram uma comunidade educadora onde cada reunião proporcionasse crescimento, onde cada um estivesse interessado no desenvolvimento do outro, e onde o compartilhamento fosse o natural? Uma comunidade que irradiasse esperança e onde todos pudessem exercitar seus dons. Uma comunidade onde o crescimento se desse naturalmente, sem fórmulas mágicas, mas pela atuação de pessoas usadas pelo Espírito Santo.
Que Deus nos oriente no desenvolvimento das marcas de uma comunidade educadora”.