A inserção da igreja nas mídias sociais acontecia de maneira lenta e tímida, algumas denominações já haviam conquistado um pequeno espaço, nos rádios e televisão, enquanto outras encontravam-se resistentes à esta mudança. No entanto, a pandemia do COVID-19 fez com que abruptamente fossem lançados à esta realidade. Durante este período a maioria das igrejas migraram para o “on-line”, por não haver outra alternativa.
Após mais de um ano de pandemia, distanciamentos sociais e restrições que muitas vezes inviabilizam os cultos presenciais, as igrejas precisaram adaptar-se para continuar suas atividades. E assim como toda adversidade enfrentada gera crescimento, este pode ser o momento para nos adequarmos a nova realidade, a transformação digital.
De acordo com a lista disponibilizada pela Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, as redes sociais mais utilizadas no Brasil em 2020 são:
- Facebook – Rede social com maior número de usuários, ideal para se conectar com outras pessoas e também para realizar buscas rápidas de informações, além de funcionar como espécie de centralizador de contatos.
- YouTube – Plataforma de compartilhamento de vídeos, uma das subsidiárias da Google. É considerado o segundo maior buscador da internet, com mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente.
- WhatsApp– A rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros, praticamente todas as pessoas que têm um smartphone também o têm instalado.
- Instagram – Uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso por meio do celular. Ter uma conta no Instagram é uma oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual, demonstrando cada vez mais estar focando em proporcionar compras e vendas dentro da própria plataforma.
Durante este período quem não assistiu uma live? Ou fez um vídeo chamada? Os grupos de WhatsApp tornaram-se um dos principais meios de comunicação entre os membros e a igreja.
O mundo está cada vez mais digital e as redes sociais já fazem parte do trabalho, entretenimento e da forma como nos relacionamos, por meio delas é possível alcançar tanto pessoas próximas, como aqueles que estão distantes. Então, por que não utilizar as redes sociais como aliados para o cumprimento da missão de levar o conhecimento da Palavra de Deus para as pessoas?! (Mc 16.15)