“Mestre, qual é o maior mandamento na Lei? Jesus lhe respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” Mateus 22.36-39
RESUMO
A lei da reciprocidade ou o amor na horizontal, faz parte da lei do equilíbrio; aquele amor que tem como parâmetro o amor a Deus e ao outro como a si mesmo, sabendo que a prática desse amor a si e ao outro depende do quanto a pessoa se ama.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
No artigo de 15 de abril falamos sobre a lei do amor em equilíbrio, usando como ilustração a balança de dois pratos que tem o fiel posicionado na vertical, e é o responsável para promover o equilíbrio dos pratos na horizontal. Usando este exemplo podemos dizer que o equilíbrio entre o amor ao próximo e a si mesmo está intimamente ligado ao amor a Deus, que segundo o texto bíblico deve abranger todo o ser humano, na sua força, entendimento, coração, considerando que essa forma de amar é uma resposta ao amor de Deus, visto que Ele nos amou primeiro, conforme afirma o texto de 1João 4.19. Entendemos então que o equilíbrio do amor se dá na reciprocidade em duas dimensões: vertical e horizontal, num relacionamento espiritual, inter e intrapessoal, com atos de amor em resposta ao amor de Deus, ao amor do outro e ao autoamor.
- RECIPROCIDADE ESPIRITUAL
Para melhor entendimento da afirmação de que nós amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro trago aqui um conceito apresentado por DELAMBRE (2022) [vídeo youtube] de dois tipos de nascimentos nos quais o ser humano passa, e recebe um banho de amor. Nesses o ser humano, ainda no início da existência está totalmente dependente do Criador e do outro. Um terceiro nascimento pode acontecer mais tarde com a consciência e decisão da pessoa.
O que seria então o nascimento espiritual? DELAMBRE (2022) chama esse nascimento de passagem da “não existência para a existência”. No exato momento em que o ser humano passa da não existência para a existência, recebe do Criador, num ato de total silêncio e mistério um banho de amor, que é o seu primeiro registo de afeto, antes de ser embalado pelo útero da mãe. Essa atitude de Deus de nos amar primeiro nos liga a Ele pelo vínculo do afeto. Pelo Seu amor vencemos a possibilidade da não existência e nosso amor a Ele é um ato de reciprocidade.
- RECIPROCIDADE INTERPESSOAL
No momento posterior ao “nascimento para a existência” o ser humano inicia o processo para o que DELAMBRE (2022) denomina “nascimento para o mundo”, em que o ser é acolhido no útero materno. Mais uma vez esse ser tem uma recepção banhada de amor, porque a ocitocina, que faz parte do conjunto dos chamados hormônios do bem-estar, é liberada no corpo da mãe e toma a responsabilidade de preparar tudo, para o tempo do nascimento para o mundo.
Sobre a ocitocina, de acordo com o CANAL USP é um neuro-hormônio liberado pelo hipotálamo que através da hipófise cai diretamente na circulação sanguínea. A ocitocina é responsável pelos efeitos que estão presentes no parto e na amamentação e que ajuda a estabelecer vínculos de afeto, confiança e empatia com a mãe. Como um neuro-hormônio, além de atuar na hipófise que é a glândula geradora do leite materno, atua também no nosso corpo todas as vezes que fazemos o bem a alguém, todas as vezes que amamos o próximo.
- RECIPROCIDADE INTRAPESSOAL
Segundo o CANAL USP a ocitocina produzida pelo nosso organismo facilita não só os vínculos sociais de afeto e empatia entre pais e filhos e/ou amigos, melhorando o sentimento de confiança e lealdade, ela nos ajuda a identificar pelos sinais faciais quais são as intenções de uma pessoa. Está também relacionada à diminuição da ansiedade e do stress, pode modular a dor e até controlar o peso e a glicemia.
Com relação ao terceiro nascimento DELAMBRE (2022) diz que ele acontece geralmente quando a pessoa toma conhecimento de si mesma e entende qual é a sua missão aqui na terra. Este também, para acontecer precisa ser regado de amor e com participação ativa da própria pessoa – o que estou chamando aqui de amor intrapessoal ou autoamor.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O primeiro contato que uma pessoa teve na passagem da “não existência” para a “existência”, conceito criado pelo Dr. Delambre foi um encontro silencioso e misteriosamente banhado pelo amor do Criador. O segundo nascimento foi banhado pelo amor da mãe, pela ocitocina, também conhecida como o hormônio do amor, liberada no seu corpo para agir nas contrações uterinas no momento do nascimento. Nas primeiras horas de vida a pessoa foi alimentada com o leite materno, produzido pelo trabalho da ocitocina. Dessa forma o ser humano recebe desde o início as cargas de amor que lhe são suficientes para desenvolver em si a capacidade de reciprocidade ao amor a Deus, ao outro e a si mesmo. Só que é preciso realimentar, reabastecer, e aprimorar essa prática que dá sentido a vida e que faz do mundo um lugar melhor.
REFERÊNCIAS
Canal USP. Ciência USO Responder: o que são ocitocinas? Youtube, 21, dez 2017.[Video youtube]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X-RJG7-mbww
Acesso em: 18 de jul. de 2022.
DELAMBE, Dell. 3 benefícios de você ser do tamanho que nasceu para ser. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BQ4FuwesPUA&t=42s . 11 jul. 2022. Acesso em: 14 jul. 2022.
Princípio de funcionamento das balanças https://www.preparaenem.com/amp/fisica/principio-funcionamento-das-balancas.htm. Acesso em 11 de jun. 2022.