“… – Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sob esta sua palavra, lançarei as redes ” ( Lucas 5.5)
O texto bíblico em destaque é a resposta de Pedro a uma ordem do Mestre no versículo anterior: – “Leve o barco para o lugar mais fundo do lago e então lancem as redes de vocês para pescar”. Embora clara, a ordem de Jesus não fazia muito sentido para aquele experiente pescador. Tanto, que após ouvir a orientação de Jesus, Pedro revela o fato de ter lançado a rede a noite toda sem sucesso. Não conseguiram pescar.
Pescadores sabem que a noite é melhor para pescar; meu pai era pescador, muitas vezes o vi sair para pescar a noite crendo ser o melhor horário. Mesmo considerando ser um horário inadequado para a pesca, Pedro toma a decisão de agir sob o comando do Mestre. O termo “Mestre” nesse texto tem sentido mais amplo do que professor, é alguém que ordena, que manda, que determina, que tem o controle sobre tudo. Ser líder é um chamado, uma vocação especial da parte de Deus que muda, nossas vidas. Deus chama e habilita-nos com seu Espírito Santo a agirmos a maneira de Deus, ou seja, segundo sua vontade.
Como líderes temos algumas queixas também: já fiz de tudo, isso e aquilo e as coisas não acontecem, não mudam, não dão resultados satisfatórios. Esse é o momento de pararmos e ouvirmos quais são as ordens específicas do Senhor para o nosso agir ministerial. Assim como Pedro decidiu trabalhar sob a orientação do Mestre, trabalhe! Lidere! Sirva debaixo da orientação de quem sabe e pode todas as coisas.
A Obra de Deus, deve ser feita a maneira de Deus e no tempo de Deus, a fim de que seja coroada de bênçãos abundantes resultando em glória para Deus e não para a pessoa do líder. Todos ficaram maravilhados com os resultados da pesca e Pedro reconheceu sua limitação e pequenez. Nessa condição de humildade diante do Senhor o líder cristão reconhece o quanto necessita da graça divina.
Prezado educador (a), o Mestre nos chama para águas profundas, para maior comunhão e experiências mais intensas com Ele. Salmo 25.14 diz que a intimidade do Senhor é para aqueles que o temem, aos quais Ele revelará a sua vontade. O desafio de hoje é para que nos entreguemos ao controle do mestre, obedeçamos ao seu comando. A obra de Deus, feita a maneira de Deus, no tempo de Deus traz bons resultados, bênçãos em abundância. Toma posse!