As recentes pesquisas e estudos têm sido desenvolvidas para o blog da AECBB a fim de tecer alguns breves relatos de cunho bíblico e histórico sobre a educação cristã e seus fundamentos, a partir de algumas narrativas e personagens das Escrituras Sagradas. Pretende-se neste artigo compreender a importância dos escritos do apóstolo Paulo na perspectiva de suas Epístolas, algo sobre os fundamentos da (para) educação cristã, bem como suas contribuições para a igreja cristã do primeiro século da era cristã e através dos séculos.
Eu diria que a pessoa, a história e a teologia do apóstolo Paulo, conforme os escritos ou narrativas no Novo Testamento (NT), em forma de carta, são fundamentais para compreensão sobre o ministério da pregação, do ensino, da obra missionária da igreja e para a expansão do Evangelho através dos tempos. A igreja cristã evangélica precisa redescobrir a “pedagogia de Paulo” e a sua importância para instrumentalizar a prática educativa dos professores da Bíblia.
Segundo Werner Georg Kümmel (2003, p.177), esses escritos “totalizam quase três quintos dessa parte não narrativa do Novo Testamento”. O autor insiste na ideia de que “Paulo foi o mais importante e influente pensador do cristianismo primitivo”. Através de seus escritos é possível “conhecer um importante período de atuação de Paulo como missionário”. Ele é considerado, um mestre por excelência entre os povos de formação judaico cristã e gentílica e conhecedor da língua grega.
As pesquisas serão sobre a pessoa de Paulo, do hebraico (Saulo), um fariseu convertido, nascido na cidade grega de Tarso, na Cilícia, um centro de educação, foi criado em lar judeu, onde recebeu suas primeiras instruções religiosas de seus pais, segundo os costumes estritos do judaísmo (Fil. 3.5) “circuncidado no oitavo dia, da descendência de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreu; quanto à lei fui fariseu.”
No livro de Atos, Paulo encontra-se falando aos judeus em Jerusalém, quando se declara: “criado nesta cidade, instruído aos pés do rabino Gamaliel, conforme a precisão da lei de nossos pais.” (At 22.3). Sabe-se que ele frequentava a escola da sinagoga local, como qualquer criança judia. Para Carson (et all) (1997, p.242) “Paulo herdou da família a cidadania romana.”
Entendo que, qualquer projeto ou programa de educação cristã para a Igreja local, tem um papel decisivo, se os seus fundamentos são baseados na pedagogia de Jesus. Com o apóstolo Paulo isso não é diferente, sua pregação e seus ensinos tinham como fundamentos a pessoa, a obra e a proclamação da fé no Jesus histórico à toda a comunidade cristã. Sabe-se que o pensamento paulino, bem como, sua argumentação teológica, irá exercer uma influência direta sobre outros escritos da igreja cristã do primeiro século da era cristã e através dos séculos.
Conforme Kümmel (p.178), “a impressão de que Paulo constitui o centro do Novo Testamento e influenciou decisivamente a evolução do cristianismo primitivo”, reforça a ideia do quanto é importante que, pastores e educadores cristãos, reflitam sobre as implicações e possibilidades, de se fundamentar bíblico, teológica e teoricamente sua prática educativa. Reconheço a partir desta premissa, a indissociabilidade entre o ministério do ensino, da atividade missionária desenvolvida pela igreja.
A exemplo do apóstolo Paulo, “o cristianismo se propagou em muitas partes do Império Romano”, (p.179). Ele é considerado o missionário do cristianismo primitivo, ensinou e pregou “em lugares em que Cristo ainda não foi mencionado (Rm 15.20), “Desse modo, esforcei-me por anunciar o evangelho não onde Cristo já havia sido proclamado, para não edificar sobre fundamento alheio;” (Bíblia Almeida Século 21). Ele foi o primeiro a fundar comunidades cristãs na Ásia Menor, Macedônia e Grécia.” Seus ensinos foram ministrados “mediante revelação de Jesus Cristo.” (Gl.1.12). Eu diria, que hoje, temos uma preocupação com a forma, em detrimento do conteúdo. O conteúdo é de fundamental importância para se definir quais objetivos queremos alcançar e a metodologia a adotar.
Para Paulo, a “revelação” refere-se ao aparecimento de Cristo na estrada de Damasco (Cf. 1.16). Seu evangelho era sobrenatural. O educador cristão precisa desenvolver um olhar atento para o que está sendo ensinado, ou seja, o que ensinar? Isso se aplica ao como ensinar? Em outras palavras, como os aprendizes da Palavra estão aprendendo?
Entendo que a obra missionária sempre teve os fundamentos da educação cristã como ponto de partida para alcançar os povos não alcançados. Parto da hipótese que “escola bíblica”, tem um viés doutrinário e evangelístico, ou seja, pessoas têm sido alcançadas por meio da instrumentalidade e da prática educativa de todos àqueles que ensinam a Palavra de Deus aos outros. Richards Lawrence O, no livro Teologia da Educação Cristã (1996, p. 14), afirma que qualquer projeto ou programa de educação cristã “que se concentre somente no indivíduo ou no grupo, excluindo o outro, está destinado ao fracasso.”
Ao abordar os fundamentos da educação cristã, preciso reafirmar que, nosso propósito consiste em oferecer um ensino bíblico autêntico e integralmente cristão, cuja fundamentação se baseia em uma cosmovisão cristã. É consensual que, segundo Lawrence (1996. p.19) “a educação cristã tem de se preocupar com a vida, com o crescimento da vida eterna, dentro da personalidade humana, em direção à semelhança com o Deus que dá. A educação cristã deve se preocupar com a transformação progressiva do crente no caráter, valor, motivação, atitudes e entendimento do próprio Deus.”
Considerou-se nesse breve artigo introdutório, algo muito relevante para a prática educativa do professor(a) e do educador cristão, a partir da pedagogia de Paulo. Reafirmou que a prática educativa cristã tem seus fundamentos bíblico e teológico na Palavra de Deus, bem como, a indissociabilidade entre o ministério do ensino, da atividade missionária desenvolvida pela igreja. Que a “escola bíblica”, tem um viés doutrinário e evangelístico. Espero em breve dar continuidade a nossa pesquisa e estudo sobre a pessoa, história e teologia do apóstolo Paulo como fundamentos da educação cristã.
REFERÊNCIA
CARSON, D.A.; MOO, Douglas J.; MORRIS, Leon. Introdução ao novo testamento. São Paulo: Vida Nova, 1997.
KUMMEL, Werner Georg. Síntese Teológica do Novo Testamento. 4 ed. ver. e atual. São Paulo: Teologica, 2003.
RICHARDS, Lawrence O. Teologia da Educação Cristã. São Paulo: Vida Nova, 1996.