A você que nos acompanha deste o início de 2021, estamos propondo neste artigo desenvolvido para o blog da AECBB tratar o seguinte subtema: “A revelação divina como fundamento da educação cristã”. O artigo objetiva a compreensão da ideia da revelação divina na perspectiva das Escrituras Sagradas Quero adiantar que não temos intencionalidade de esgotar os assuntos tratados aqui, mas fazer algumas provocações bíblico -teológicas e epistemológicas.
Considera-se que é necessário primeiramente desenvolver o conceito de revelação divina para pensar a educação cristã e seus fundamentos, por duas razões: a primeira é instrumentalizar o papel do educador cristão na docência do ensino das Escrituras no âmbito da igreja local, e a segunda é orientá-lo com relação às tendências de práticas educativas que não se fundamentam nas Escrituras.
É notório que, a revelação divina das Escrituras tem sido objeto de estudo, pesquisa e ensino, visando uma sólida formação inicial e continuada bem como o desenvolvimento da prática educativa do educador cristão ao longo da vida e, para a vida toda.
Quero começar dizendo que a revelação é um conceito bíblico-teológico, construção histórica, cujo fundamento reside na própria Escritura, é quando Deus se revela principalmente na pessoa de seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo (Hb 1.1). De modo que cabe ao educador cristão ou qualquer pessoa que ministre a Palavra de Deus, examinar, investigar com rigor e total dependência do Espírito Santo as Escrituras a fim de se apropriar no propósito do próprio Deus para sua vida, pois o educador lida com a revelação divina ao coração e mente das pessoas e deve fazer isso com compaixão e amor.
A revelação é um campo do conhecimento da teologia sistemática e da teologia bíblica na prática educativa do educador cristão. Em outras palavras, implica em conhecer a pessoa de Deus, seus atributos e sua ação na história. A Escritura foi formada através de um longo processo de atividade de Deus na história e na vida de pessoas. Esse processo passou por várias fases: a transmissão oral da revelação dada, a escrita e a canonização dos livros.
Derivado de um substantivo latino que significa “desvelamento”, o termo Revelação indica que Deus tomou a iniciativa de se tornar conhecido, ou seja, “remover aquilo que encobre”, mas o que quer que seja Deus, Ele está completamente além de nosso conhecimento. (Jó 11.7). Sua infinita grandeza está encoberta a nossos olhos. Não podemos descobri-lo por nós mesmos. Se é que chegaremos a conhecê-lo, é Ele que deve fazer-se conhecido (STOTT, p.157).
Diria que as bases teológicas da educação cristã se fundamentam na revelação divina. Os conceitos teológicos que dirigem a vida da/na igreja, tende a balizar a função educativa do educador cristão. Segundo Armstrong (1994, p.108) “É importante que o educador cristão tenha uma teologia da educação cristã, isto é, pensamentos sobre Deus que lhe indiquem como fazer educação”.
Diante desta assertiva, reafirmo que a atividade fim e por excelência do educador cristão no contexto da Igreja local é o ensino das Escrituras, revelação divina ao homem tanto no Antigo como no Novo Testamento. A revelação divina é autoridade na vida e ministério de qualquer educador cristão ou qualquer pessoa que venha a ministrar as Escrituras.
Quanto à igreja local é o lócus privilegiado da prática educativa do educador cristão. A igreja local tem uma função educativa, cuja missão é proclamar as Escrituras através do ensino sistemático, propositivo e metódico através de suas organizações e instrumentalidade de seus professores.
É consensual que o educador cristão é vocacionado por Deus, tem o dom do ensino e ministra a Palavra segundo a iluminação do Espírito Santo. O Espírito Santo ensina-nos todas as coisas. A partir deste pressuposto, deve-se investir na formação bíblico-teológica e didático-pedagógica do educador cristão como professor das Escrituras.
O educador cristão cumpre a missão dada por Deus, de proclamar o Evangelho através do ensino das Escrituras. Ele glorifica a Deus, edifica a Igreja local até que Jesus Cristo volte! Portanto, o educador cristão precisa estar consciente de que lida com a revelação divina das Escrituras e é capacitado por Deus para fazê-lo (conf. 1Co 3.5). Ele deve cumprir seu ministério com discernimento espiritual, na certeza de estar servindo ao Senhor.
A prática educativa do educador cristão fundamenta-se também na dimensão epistemológica das Escrituras. O ensino das Escrituras deve centrar-se na perspectiva do reino de Deus, de sua missão dada a Igreja, sobre o modo como Deus age na vida dos seres humanos. Cabe ao educador cristão desenvolver uma compreensão da revelação em toda a Escritura e a Escritura como um todo.
Considerou-se neste artigo do blog que, a revelação é um conceito fundante nas Escrituras e na prática educativa do educador cristão no contexto da Igreja local. Minha oração é no sentido de que Deus continue abençoando sua vida e ministério na missão de ensinar as Escrituras, glorificar seu Nome e edificar a Igreja local até que Jesus Cristo volte.