A Sala de Aula Invertida é classicamente definida pela inversão das atividades realizadas pelos alunos dentro do processo ensino-aprendizagem, ou seja, o que, tradicionalmente, seria feito em sala de aula, é realizado fora dela, e a tarefa de casa é realizada em sala de aula. Este método pode ser considerado Ensino Híbrido, já que parte das atividades podem ser realizadas on-line, e outra, presencialmente.
A Sala de Aula Invertida é um processo e por isso requer uma série de passos que precisam ser seguidos criteriosamente. Há dois momentos importantes e que precisam de preparo diferentes para que haja sucesso no uso do método.
Atividades pré-aula:
- Deixar claro, logo no início, que irá utilizar métodos ativos de aprendizagem;
- Investigar os tipos de acessibilidade a conteúdos que os alunos dispõem (computador, tablet, celulares, internet, textos impressos, rádio etc.);
- Inserir, no plano de ensino, os objetivos, conteúdos, métodos de ensino, acompanhamento e avaliação;
- Garantir que todos terão acesso aos conteúdos preparatórios para a aula. Os conteúdos podem ser disponibilizados em grupos online ou impressos e entregues antecipadamente;
- Dizer o que você espera do aluno na pré-aula (visualização, leitura, estudo, anotação, resposta a formulários etc.).
Atividades presenciais (sala de aula):
- Adaptar o ambiente da sala de aula à metodologia que se vai usar;
- Recordar o conteúdo estudado em casa – inicie com uma atividade cativante que ajude a recordar o conteúdo da pré-aula (exercício, enquete, discussão, comentário, jogo etc.) Neste momento inicial não cabe uma nova exposição do conteúdo que já foi disponibilizado (este é um erro comum que dificulta o engajamento dos participantes na sala de aula invertida).
- Orientar o compartilhamento dos conteúdos trabalhados na pré-aula por meio de atividades que podem incluir grupos de partilha, atividades práticas, pesquisa, solução de problemas etc. Neste momento são trabalhadas as dúvidas e controvérsias e avaliada a eficácia do material da pré-aula.
- Observar o comportamento e a atitude dos alunos e intervir quando e se necessário. A avaliação de uma aula invertida acontece de modo processual, por isso, a observação é fundamental.
- Preparar o fechamento da aula com retrospectiva dos pontos principais e expectativas para o próximo encontro – isso é motivação;
- Pensar em projetos maiores, em que se possa aplicar os conceitos, valores e virtudes trabalhados em sala.
Perceba que neste método o professor deixa de ser um mero transmissor de conhecimento e passa a assumir a posição de um facilitador, curador de conteúdo, tutor de aprendizagem e que será acessado quando o aluno precisa de auxílio ou diante da necessidade de aprofundamento das discussões. Na sala de aula invertida, fica nítido a participação ativa do aluno, que deve se engajar no compromisso de acessar o conteúdo previamente, estudá-lo e trazer para as aulas suas dúvidas e reflexões.
O processo de mudança de um modelo de ensino tradicional para um modelo ativo exige uma adaptação ao processo por parte de todos os envolvidos. Os alunos precisam apreender o modus operandi da proposta e o professor precisa se ambientar com a nova abordagem para se sentir confortável com seu novo papel.
Referências
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018.