• Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil
  • (11) 91654-2069
  • contato@oecbb.com.br
  • Área do Filiado
logo-oecbb-350logo-oecbb-350logo-oecbb-350logo-oecbb-350
            No results See all results
            0

            R$ 0,00

            • Home
            • Institucional
              • Sobre a OECBB
              • Equipe Gestora
              • Estatuto
              • Regimento Interno
              • Documentos
              • Código de Ética
              • FAQ
            • Filie-se
            • Certificado
            • Download
            • Cursos e Eventos
            • Blog
            • Contato
            • Produtos
            ✕
                      No results See all results

                      A sala de aula invertida

                      Publicado por Elana Costa Ramiro em 08/04/2024
                      Categorias
                      • Blog
                      Tags
                      • ebd
                      • ensino biblico
                      • método de ensino

                      A Sala de Aula Invertida é classicamente definida pela inversão das atividades realizadas pelos alunos dentro do processo ensino-aprendizagem, ou seja, o que, tradicionalmente, seria feito em sala de aula, é realizado fora dela, e a tarefa de casa é realizada em sala de aula. Este método pode ser considerado Ensino Híbrido, já que parte das atividades podem ser realizadas on-line, e outra, presencialmente.

                      A Sala de Aula Invertida é um processo e por isso requer uma série de passos que precisam ser seguidos criteriosamente. Há dois momentos importantes e que precisam de preparo diferentes para que haja sucesso no uso do método.

                      Atividades pré-aula:

                      1. Deixar claro, logo no início, que irá utilizar métodos ativos de aprendizagem; 
                      2. Investigar os tipos de acessibilidade a conteúdos que os alunos dispõem (computador, tablet, celulares, internet, textos impressos, rádio etc.); 
                      3. Inserir, no plano de ensino, os objetivos, conteúdos, métodos de ensino, acompanhamento e avaliação;
                      4. Garantir que todos terão acesso aos conteúdos preparatórios para a aula. Os conteúdos podem ser disponibilizados em grupos online ou impressos e entregues antecipadamente;
                      5. Dizer o que você espera do aluno na pré-aula (visualização, leitura, estudo, anotação, resposta a formulários etc.). 

                      Atividades presenciais (sala de aula):

                      1. Adaptar o ambiente da sala de aula à metodologia que se vai usar;
                      2. Recordar o conteúdo estudado em casa – inicie com uma atividade cativante que ajude a recordar o conteúdo da pré-aula (exercício, enquete, discussão, comentário, jogo etc.) Neste momento inicial não cabe uma nova exposição do conteúdo que já foi disponibilizado (este é um erro comum que dificulta o engajamento dos participantes na sala de aula invertida).
                      3. Orientar o compartilhamento dos conteúdos trabalhados na pré-aula por meio de atividades que podem incluir grupos de partilha, atividades práticas, pesquisa, solução de problemas etc. Neste momento são trabalhadas as dúvidas e controvérsias e avaliada a eficácia do material da pré-aula.
                      4. Observar o comportamento e a atitude dos alunos e intervir quando e se necessário. A avaliação de uma aula invertida acontece de modo processual, por isso, a observação é fundamental.
                      5. Preparar o fechamento da aula com retrospectiva dos pontos principais e expectativas para o próximo encontro – isso é motivação;
                      6. Pensar em projetos maiores, em que se possa aplicar os conceitos, valores e virtudes trabalhados em sala.

                      Perceba que neste método o professor deixa de ser um mero transmissor de conhecimento e passa a assumir a posição de um facilitador, curador de conteúdo, tutor de aprendizagem e que será acessado quando o aluno precisa de auxílio ou diante da necessidade de aprofundamento das discussões. Na sala de aula invertida, fica nítido a participação ativa do aluno, que deve se engajar no compromisso de acessar o conteúdo previamente, estudá-lo e trazer para as aulas suas dúvidas e reflexões.

                      O processo de mudança de um modelo de ensino tradicional para um modelo ativo exige uma adaptação ao processo por parte de todos os envolvidos. Os alunos precisam apreender o modus operandi da proposta e o professor precisa se ambientar com a nova abordagem para se sentir confortável com seu novo papel.  

                       

                      Referências

                      BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

                      Compartilhar
                      2
                      Elana Costa Ramiro
                      Elana Costa Ramiro

                      Artigos Relacionados

                      18/07/2025

                      O dízimo Deus e eu


                      Leia mais
                      16/07/2025

                      Metodologias atuais para o ensino bíblico (Parte 2): uso da tecnologia e multimídia no ensino


                      Leia mais
                      14/07/2025

                      Autoridade do professor em sala de aula: capacitado por Deus para a obra do ministério do ensino


                      Leia mais

                      Deixe um comentário Cancelar resposta

                      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                      Nossos Contatos

                      (11) 91654-2069

                      contato@oecbb.com.br

                      Rua José Higino, 416 - Prédio 30
                      Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
                      CEP: 20510-412



                      Institucional

                      • Sobre a OECBB
                      • Equipe Gestora
                      • Estatuto
                      • Perguntas Frequentes

                      Links Úteis

                      • Convenção Batista Brasileira
                      • Junta de Missões Nacionais
                      • Junta de Missões Mundiais
                      • O Jornal Batista
                      © 2025 OECBB Todos Direitos Reservados - Desenvolvido por: Sales Publicidade
                      • Área do Filiado
                      0

                      R$ 0,00

                                No results See all results
                                • Área do Filiado
                                ✕

                                Entrar

                                Perdeu sua senha?

                                ✕

                                Carrinho

                                Continuar para Finalização
                                Continuar comprando Ver carrinho
                                Precisa de ajuda?
                                OECBB
                                Olá
                                Podemos te ajudar?
                                Conversar
                                Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.