Recentemente fui convidado para escrever artigos para este BLOG (OECBB) sobre o eixo temático “Fundamentos da Educação Cristã”, tendo como ponto de partida as Escrituras. Que privilégio e responsabilidade, saber que qualquer coisa que você diga ou escreva tem a ver com o sacerdócio do cristão e sua vocação divina e ministerial.
Começo fazendo menção a um panfleto voltado para a leitura anual da Bíblia, ou seja, “Leia a Bíblia”. Neste panfleto somos todos estimulados a ler a Bíblia tendo como público-alvo: as crianças, desde a sua infância, quando bem pequenos a ouvir as histórias bíblicas, seus personagens e, como Deus tem a direção e orientação da história, até quando crescerem, alcançar a vida adulta não vão esquecer.
A leitura diária da Bíblia permite saber que Deus revelou sua perfeita vontade, boa e agradável a homens que foram inspirados e hoje somos iluminados pelo Espírito Santo a compreender com sabedoria e discernimento algo voltado para o nosso desenvolvimento espiritual.
Através da Bíblia temos conhecimento do plano redentor de Deus ao enviar seu Único Filho, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Diria que os fundamentos da educação cristã tem a Bíblia, o plano salvífico de Deus e a ação do Espírito Santo como basilares para tudo que somos e fazemos.
Leia a Bíblia, para aprender sobre seus diferentes gêneros e estilos literários, para cultivar uma vida devocional, desenvolver sua capacidade de compreensão da vontade de Deus para sua vida pessoal e ministerial, seja no serviço cristão ou secular. Leia suas experiências pessoais sempre à luz da Bíblia.
Como alguém já disse, ainda que em outro contexto, diria parafraseando que “chegou a hora, por assim dizer, de recolocar a Bíblia em seu devido lugar e demonstrar que a leitura produz cristãos capazes de examinar tudo e reter o que é bom para o seu crescimento”.
Quando ler a Bíblia, faça de maneira intencional, com um propósito, escolha o melhor lugar e horário, seja em sua casa, com a família ou individualmente, na igreja na companhia e comunhão de outros irmãos, ou em outros espaços criados para a leitura e o estudo da Bíblia.
Torne a leitura da Bíblia uma realidade em sua vida diária, de maneira que constitua uma prática educativa cristã. Leiam, leiam muito, vocês nunca lerão demais. Sempre haverá algo para aprender. “É preciso ler quando se é criança alfabetizada, na adolescência, se é jovem. É preciso ler quando se envelhece”.
Aprenda a memorizar versículos bíblicos, ou porções da Bíblia. Crie hábitos de recitar, comentar, esquematizar textos bíblicos. Se possível, adquiram bons comentários, dicionários, Bíblias de estudo, em outras versões, livros com indicação pastoral entre outros recursos didáticos.
Já é possível perceber os pressupostos principais da educação Cristã contidos na Bíblia: “Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho” (Salmos 119.105). Você pastor ou educadora cristã, a igreja precisa ser encorajada a ler a Bíblia. Isso é importante no crescimento da igreja, ainda que para isso seja necessário investir na capacitação de professores e no aperfeiçoamento dos santos. Crie um senso de pertença na igreja quando o assunto e propósito seja: Leia a Bíblia.
Creio que através da leitura prazerosa da Bíblia, vamos nos tornar leitores eficazes, mais dependentes do Espírito Santo, “que nos ensina todas as coisas”, a nos nutrir da Bíblia, o alimento necessário para o nosso crescimento espiritual.
A partir destas considerações preliminares sobre os fundamentos da educação cristã, espero encontrá-lo bem e com saúde. Saber que tive a oportunidade de provocá-lo, a instigar a ler, estudar, meditar na Bíblia diariamente. Para o momento, leiam (Dt 6; Mt 28.16-20), os fundamentos bíblicos da educação cristã no Antigo e Novo Testamento.