“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmo 90.12)
Eu aprendi a usar este versículo em homenagens para aniversariantes. Mas sabe que com todo esse contexto de pandemia ele tem vindo à minha mente e tenho feito dele minha oração enquanto líder. O Salmo é um lembrete de nossa fragilidade e transitoriedade em comparação ao Deus Eterno e Todo-Poderoso. Este reconhecimento leva-nos, por um lado, a querer usar bem o tempo que nos é dado. Por outro lado, também nos lembra de nossa total dependência de Deus.
Para a grande maioria das pessoas no mundo, os últimos meses não têm sido fáceis. Para nós gestores, educadores atuando fora e na Igreja não tem sido diferente. Vivemos um turbilhão de aprendizados, nos adequando às tecnologias em um ritmo muito rápido. Estamos lidando com a mistura de sentimentos nossos e das outras pessoas com as quais convivemos tais como medo, ansiedade, força, esperança, desânimo, alegria, tristeza… Então fica a pergunta: como podemos permanecer centrados em um mundo que está girando muito rápido?
Tempos atrás fui fazer um exame para fechar um diagnóstico de labirintite. Quem já fez esse tipo de exame sabe que o sistema é bruto! Após me deixar completamente girando, a médica me disse para fazer exatamente o que eu nunca havia feito no momento de crise, olhar num ponto fixo e foi incrível ver que tudo voltou ao normal, então ela disse: viu? Seu cérebro precisa saber que está tudo sob controle, o mundo não está girando.
Como líderes, temos a tendência de nesse momento de crise não ficar parados e sair testando ações e reações para nos mantermos no ritmo acelerado de sempre, fazendo as coisas acontecerem, produzir muito… quando na verdade precisamos parar um tempo e fixar nosso olhar em Deus e recebermos dEle as orientações e direcionamentos para um melhor agir. Sabemos que Ele está no controle de todas as coisas.
Ouvi de uma amiga psicóloga sobre um menino que enquanto sua mãe bordava usando um bastidor, ele brincava aos seus pés de onde via o bordado pelo avesso, um monte de linhas embaralhadas, um dia ele perguntou: -“ mamãe , a senhora sabe o que está fazendo? – Sim! Estou bordando. Então ele concluiu: -“não estou entendendo nada, mas se ela sabe o que está fazendo !!??” Voltou a brincar. Ao finalizar o trabalho, a mãe põe o menino no colo e lhe mostra seu bordado. Mamãe! Que coisa linda…! Exclamou o menino. Minha amiga finalizou esta história dizendo: “ Gente, o Senhor está bordando nosso futuro. Pode ser que você não esteja entendendo nada agora, mas acredite! Está tudo sob seu controle! O versículo final do Salmo 90 diz: “Que o favor do Senhor nosso Deus esteja sobre nós, e prospere para nós a obra de nossas mãos – ó prospere a obra de nossas mãos!”. Que possamos agir com sabedoria na dependência do Senhor pois sabemos que nosso futuro está em suas mãos. Amém!