O final de ano é um tempo especial, marcado por lembranças, avaliações e expectativas. À medida que nos aproximamos do início de 2026, somos naturalmente conduzidos a refletir sobre tudo aquilo que vivemos e sobre a fidelidade de Deus em cada etapa do caminho. Não há dúvida de que o Senhor nos abençoou tremendamente. Cada um de nós enfrentou mudanças, desafios e conquistas, e é saudável revisitar o passado para aprender com nossos erros e celebrar as vitórias que Ele nos concedeu.
Contudo, não devemos ficar presos ao que já passou, mas olhar para trás com gratidão e sabedoria. Relembrar o que passamos não é remoer o passado, mas reconhecer o agir de Deus. Foi Ele quem nos sustentou com saúde, vida, liberdade, força e sabedoria. Mesmo diante de perdas, desafios e frustrações, sua presença permaneceu fiel.
“Sim, o Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.” — Salmo 126.3
Encerrar um ciclo é uma oportunidade dada por Deus para rever nossa trajetória e revermos nossas atitudes. Não significa que tudo mudará de forma mágica à meia-noite, mas que podemos ajustar nossa rota à luz da Palavra.
“Examinemos os nossos caminhos; vamos prová-los e voltar para o Senhor.” — Lamentações 3.40
É preciso avaliar como estamos espiritualmente, emocionalmente e profissionalmente. Devemos nos perguntar: “Para onde estou indo? Para onde Deus quer que eu vá?”
O apóstolo Paulo nos inspira:
“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado; mas faço o seguinte: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,
prossigo para o alvo, pelo prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” — Filipenses 3.13-14
Avançar significa deixar o passado no passado e seguir, com coragem, rumo ao propósito de Deus.
ANO NOVO OU VIDA NOVA?
“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã trará suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu problema.” Mateus 6.34
Ao nos depararmos com a perspectiva de um ano totalmente novo, somos chamados a avançar com fé. O Ano Novo, para nós, pode ser como a terra prometida foi para Israel: um convite divino para entrarmos como vencedores em Cristo, prontos para realizar grandes coisas para Deus.
O ano não se tornará novo se nós permanecermos os mesmos. O novo começa em Cristo.
A Palavra nos lembra:
“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas velhas já passaram, e surgiram coisas novas.”— 2Coríntios 5.17.
Assim, o ano só será realmente novo se nós também formos renovados por Cristo. O que realmente importa é a vida nova que Cristo nos oferece.
“Ele vos deu vida, estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados, […]” — Efésios 2.1.
Cada novo ano deve ser vivido de tal maneira que, ao olhar para trás, não possamos considerá-lo como perdido, mas sim, como um período proveitoso e abençoado de nossa vida (Sl 90.12).
Não sabemos exatamente o que 2026 trará, mas sabemos quem dirige os nossos dias.
“Pois eu bem sei que planos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; planos de prosperidade e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.” — Jeremias 29.11
Se Deus nos permitiu chegar até aqui, é porque Ele ainda tem algo grandioso a realizar através de nós. Sua fidelidade não muda com o calendário; seu cuidado é constante.
Por isso, se desejamos realmente um ano novo, precisamos olhar da perspectiva de Deus, permitindo que Ele renove nossa mente, nossa fé, nossos hábitos e nosso relacionamento diário com Ele.
A simples troca de calendário não transforma o mundo, mas cristãos transformados podem mudar ambientes, famílias, igrejas e cidades. Podemos ser mais “sal” e mais “luz” em um mundo tão necessitado de verdade, justiça e misericórdia.
Entre a velha vida e a nova vida, entre o “ano velho” e o “ano novo”, há sempre um novo começo para aqueles que se entregam a Cristo.
Conclusão:
Ao olhar para trás, reconhecemos: Deus nos sustentou.
Ao olhar para frente, afirmamos: Deus nos guiará.
O ano novo é uma página em branco, e Deus deseja escrever uma nova história junto com você.
Que o ano novo seja verdadeiramente novo porque você está vivendo uma vida nova em Cristo.
Confie em Cristo e entregue 2026 nas mãos dEle.
Referências
PRESENTE DIÁRIO. Um devocional para aqueles que buscam a Deus. RTM Editora, 2025.
UFMBB. Manancial: meditações diárias. Rio de Janeiro: UFMBB, [s.d.].
Sermões e reflexões disponíveis em:
Prazer da Palavra
Igreja Pentecostal Reformada
Documentos devocionais diversos




