“Também recordo a fé sincera que há em ti, que primeiro habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti”. 2Timóteo 1.5
A Bíblia resgata em nós os valores familiares que são únicos em nossa vida. A história de Timóteo é muito conhecida por ter sido um discípulo do apóstolo Paulo, que o chama de “filho na fé” (1Timóteo 1.2). Mas Timóteo trazia consigo além da herança paulina, um legado familiar valoroso. Estamos falando de sua avó e de sua mãe, e fazendo menção ao dito popular: “Ao lado de um grande homem existe uma grande mulher”, reformulo a frase assim: “Grandes homens foram educados por mulheres sábias”. É o caso de Timóteo, que sempre demonstrou o quanto a sua família representou em sua vida.
Conversaremos sobre a forma que a educação ministrada e ensinada em casa reflete na vida da criança. Tomando como exemplo a vida de Timóteo, visualizamos a herança deixada nos traços de sabedoria, de atenção, do relacionamento saudável e muito amor que existiu de sua mãe e avó para com ele. A avó e mãe de Timóteo eram judias e seu pai, grego (Atos 16.1), e imagino que essa mistura de povos fez a diferença na vida do herdeiro Timóteo, que fora criado por duas grandes mulheres. Estamos falando de Lóide e Eunice, mulheres tementes a Deus com a fé verdadeira, não fingida e que conheciam bem as Escrituras. Seu lar era distintamente cristão, localizado em Listra e sempre davam exemplo de sua fé ao jovem Timóteo. Elas ensinaram sobre as Escrituras desde a sua infância e traziam consigo a hospitalidade. Essas mulheres deram abrigo para Paulo em uma de suas viagens e não eram influenciadas pelo meio em que viviam. Em uma das lembranças de Paulo ele citou a fé, a dedicação e o amor daquelas mulheres pelas Sagradas Escrituras.
As tradições familiares são repassadas e avivadas em Timóteo. O aprendizado passado por sua mãe e avó era de uma fé inabalada. As Escrituras ele provavelmente tenha memorizado desde os cinco anos de idade e, por essa razão, era muito dedicado ao ministério da Palavra, como também tinha uma alegria em ter Paulo como seu mentor (Filipenses 2.19-22). Destaca-se a influência das mães nos filhos quando dedicam seu tempo ensinado as Escrituras e orando por eles para que suas vidas sejam conduzidas ao serviço de Cristo.
Qual a lição prática que podemos tirar da vida dessas mulheres na educação de Timóteo? Será que a frase agora tem sentido? Grandes homens foram educados por mulheres sábias? Depois dessa reflexão tenha a certeza de que a educação do lar produz frutos gloriosos quando ensinada primeiramente através da Palavra de Deus, para que jamais se desviem para o caminho do mal.
Ser mãe é saber receber o presente dado por Deus, que são os filhos, como herança do Senhor. Somos responsáveis pela condução dos passos deles para a vida.
REFERÊNCIAS:
Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje
Bíblia na nova versão transformadora