“De fato, embora já devêsseis ser mestres, ainda precisais que alguém vos ensine de novo os princípios elementares da palavra de Deus, e vos tornastes necessitados de leite, e não de alimento sólido”. Hebreus 5.12
A educação é um processo contínuo, e a vida é uma escola. Alguns fundamentos teológicos da educação cristã foram ignorados ou por nós ou pelos nossos pais ao longo da nossa caminhada na terra.
É necessária uma compreensão clara do processo de ensinar e aprender e estar disposto a isso. Para uma vida plena no Espírito, o princípio que valoriza a base bíblica precisa ser fortalecido, porque desempenha um papel crucial na formação moral e espiritual dos cristãos.
Hoje não fazemos mais culto doméstico, nos distanciamos de nossos filhos e a oralidade tão valorizada no “ethos” de Israel como forma de perpetuar o amor, bondade e misericórdia de Deus foram esquecidos. Nos encontramos agitados, despercebidos e qual a consequência? Uma geração imatura que não conhece a Deus.
Na jornada da vida essa transformação e/ou transição para maturidade é urgente. O autor aos Hebreus faz um alerta. Muitas das vezes você até tem a prática do TSD (tempo a sós com Deus) e acha que está bom, mas o primeiro passo para maturidade é o aprofundamento nas Escrituras para ser transformado e compreender a boa perfeita e agradável vontade de Deus (Rm 2.12). Transitar o leite para o elemento sólido não é fácil, mas é necessário.
A segunda atitude para a maturidade cristã é buscar ter experiências com Deus e aprender com elas. Ninguém nasce andando, ninguém nasce falando, ninguém nasce escrevendo… isso prova que a maturidade não é estática e é fortalecida pelas experiências. Aprenda com a vida, com os erros e supere as dificuldades, assim você fortalecerá seu objetivo. Preciso ressaltar ainda, que a disciplina e a persistência são dois aliados indispensáveis nessa conquista. Paulo orientou a Timóteo a permanecer no que ele havia aprendido. Então, aproxime-se de Deus, aprenda com ele e cresça.
Por último, você não se apoie em seu próprio entendimento (Pv 3.5), porque quem te ensina todas as coisas é o Espírito Santo (Jo 14.26). Para aprender e ser transformado é preciso ser humilde. Jesus em sua caminhada deu esse exemplo. Ele crescia em estatura e sabedoria, mas sem orgulho, sem querer aparecer e bem centrado em sua missão. Decida hoje em seu coração crescer também. O autor do texto aos Hebreus, no verso 14, declara que é pelo exercício constante da fé que nos tornaremos capazes de discernir o bem e o mal.
Referência:
Acessado em 26 de março de 2024, às 19:12
Maturidade, alvo de todo cristão – Parte 1 (mir12.com.br)
Maturidade Cristã: Como Alcançar 3 Estágios De Maturidade em Cristo (minhaatitudevencedora.com.br)
Teologia & Vida: O CAMINHO PARA A MATURIDADE CRISTÃ (ESBOÇO DE PALESTRA) (teologiavida.com)
2 Comments
Interessante nós temos que ser um cristão, dedicado a Bíblia termos sabedoria p
Achei muito interessante sobre a família como temos lidar, e falar sobre a maternidade isso tudo isso vem do ensino bíblico por isso termo sempre tá em aulas dominical para termos entendimentos