A aula foi uma bênção!
O acampamento foi muito edificante!
A palestra foi tremenda!
Deus abençoou, tinha muita gente!
É muito comum ouvir afirmações deste tipo em reuniões de avaliação na igreja. As frases, embora possam expressar a verdade a respeito da atividade realizada, impedem um olhar mais apurado das ações e podem esconder limitações e erros cometidos. O fato de as equipes ministeriais serem compostas, em sua maioria, por servos voluntários faz com que o processo avaliativo seja mais delicado e, para muitos, dispensável, já que é para Deus que fazem e não para o líder.
A Bíblia mostra muitas situações de avaliação e isso faz com que a temática seja também um assunto espiritual. Quando Jetro visita Moisés no deserto, seu conselho foi fruto de uma avaliação de desempenho (Êxodo18.13-27). Quando os setenta discípulos voltam da missão dada por Jesus, eles fazem uma avaliação apurada (Lucas 10.1-23).
Mais do que uma ação para medir o rendimento das equipes, a avaliação de desempenho na igreja, quando executada com sabedoria, tem impacto direto no engajamento e motivação daqueles que servem, e resulta em um serviço de maior qualidade para Deus.
Veja agora 10 pontos importantes para que a avaliação de desempenho na sua igreja seja eficiente:
- Seja constante. A avaliação de desempenho precisa ser periódica. Se não existe uma frequência pré-definida, as pessoas estranham a abordagem avaliativa e tendem a se justificar ou dar respostas evasivas que tornam o processo improdutivo.
- Busque o desenvolvimento individual e coletivo. A avaliação deve focar no amadurecimento de cada membro e da equipe como um todo, afinal, é com essa ferramenta que conseguimos identificar pontos de melhoria e talentos específicos. É importante lembrar de que este desenvolvimento acontecerá a médio e longo prazo. É preciso paciência e muito investimento.
- Defina objetivos. Se não existem objetivos bem definidos, não há como ter clareza de onde se quer chegar e a avaliação de desempenho perde o sentido. Com as metas traçadas, é possível estabelecer parâmetros, analisar os resultados e definir qual o melhor tipo de avaliação para cada situação.
- Escolha o método. Antes de escolher um método, observe fatores mais relevantes para orientação dos colaboradores e tomadas de decisão. (No próximo post vamos conversar sobre os principais tipos de avaliação de desempenho e como escolher o mais adequado para cada situação).
- Estruture formulários. A maioria dos modelos de avaliação de desempenho incluem questionários. Perguntas facilitam a compreensão daquilo que se espera da equipe e definem a dinâmica da avaliação. O ideal é que você personalize o formulário de acordo com o tipo de colaborador ou equipe.
- Estabeleça uma escala. Com os formulários prontos, o próximo passo é definir a escala. Ela pode ser quantitativa (de 1 a 5 ou de 0 a 10, por exemplo) ou qualitativa (com termos como insatisfatório, regular, satisfatório, bom e excelente). As escalas ajudam muito na construção de gráficos e outros materiais que facilitam a visualização efetiva do desempenho e resultados.
- Informe a sua equipe. A equipe precisa saber de antemão que será avaliada e com que periodicidade. Caso isso não aconteça, pode desencadear ansiedade, respostas evasivas ou superficiais que não ajudarão a equipe a amadurecer no ponto de vista do serviço cristão.
- Aplique a avaliação. Considerando que você deverá realizar avaliação de desempenho periodicamente, não tenha receio de fazer testes. Talvez as primeiras avaliações sirvam mais para adequar modelos do que para mensurar resultados. Com o tempo ela será uma prática comum e até esperada. Certamente sua equipe ficará cada vez mais engajada e amadurecida para o serviço cristão.
- Ofereça feedback. A última parte do processo de avaliação de desempenho é o feedback. Após os testes, é preciso analisar os resultados e, de forma individual e particular, oferecer o retorno para cada participante da equipe. Quando o feedback é oferecido para o grupo como todo, deve-se ter muito cuidado para evitar constrangimentos.
- Ofereça apoio. No momento do feedback ofereça apoio para os pontos que precisam ser desenvolvidos. Se disponha a caminhar com a pessoa no que for necessário. Estimule a pessoa a ler, fazer cursos, capacitar-se para servir melhor.
Semana que vem vamos conversar sobre os tipos de avaliação de despenho que podem ser utilizados na igreja.
Até mais,
Elana Costa Ramiro
Educadora Cristã, gestora educacional, Psicóloga e Escritora.
São Paulo – SP