Ao considerar cada abordagem da psicologia em sua prática docente, o educador cristão deve adotar uma perspectiva integradora entre os fundamentos oriundos da psicologia e os pressupostos teológicos cristãos. Dessa forma, o professor tem o papel de discernir cada proposição, antes de sugerir currículos e prescrições para a prática educativa cristã.
A seguir, a título de ilustração, analisamos algumas considerações de Piaget e a sua aplicabilidade para o ensino cristão.
Segundo Coll (2007), há duas maneiras de interpretar o conhecimento da Psicologia de Piaget para a Educação. A primeira daria ênfase a aspectos endógenos do indivíduo no processo de aprendizagem, enfatizando a atividade livre e espontânea do aluno na aquisição do conhecimento. A segunda interpretação dá ênfase ao aspecto interacionista e afirma que, na educação, deveriam ser criadas condições para que o indivíduo estivesse em desequilíbrio para assim estar motivado para o processo de aquisição do conhecimento.
O conhecimento dos estágios de desenvolvimento infantil propostos por Piaget, por exemplo, é muito relevante para o processo de ensino-aprendizagem, posto que, se o objetivo do professor é educar bem uma criança, ele deve considerar o conhecimento prévio dela, bem como respeitar a sua fase de desenvolvimento.
Piaget defende o método psicogenético, no qual afetividade e inteligência estão correlacionadas, mas o conhecimento, fruto do trabalho docente, para Piaget, é sinônimo de uma construção, pois não é inato ao indivíduo. Nesse sentido, o docente tem a função de subsidiar o processo de aprendizagem, estimulando as crianças ao desenvolvimento e, consequentemente, ao aprendizado e à evolução cognitiva (LIMA, 1980).
Vale esclarecer que Piaget, em nenhum momento, propõe algum método de ensino, ou indica diretrizes no que toca à prática docente em sala de aula. No entanto, ele apresenta subsídios teóricos, no que se refere à aprendizagem da criança.
Por último, é importante salientar que, conforme Cool et al. (2004a), embora os estudos de Piaget sejam questionados e até superados em alguns aspectos por pesquisas mais recentes sobre o desenvolvimento infantil, seu trabalho continua “sendo um modelo teórico coerente e ambicioso que nos permite ver o que existe de radicalmente novo na maneira de pensar das crianças em idade escolar” (COOL ET AL., 2004b, p. 250). Para além disso, os estudos piagetianos nos proporcionam muitos dados relevantes no que tange à psicologia evolutiva da criança nas diversas áreas do conhecimento humano.
Ao pensar no ensino de crianças, no contexto da Escola Bíblica Dominical (EBD), a partir da teoria piagetiana, no tocante à importância do entendimento de ensinamentos e conceitos no ensino da igreja, em cada faixa etária, Beechick (2014, p. 65) pontua que: “Se receberem a história completa no princípio, crescerão em completo entendimento, como crescem suas mentes, e não terão de reaprender ou desaprender mais tarde, na vida”.
Ainda, sobre o ensino cristão, Pazmiño (2008) esclarece que Piaget interpreta o crescimento em termos de reestruturação das percepções da pessoa à medida que emergem novas estruturas cognitivas, criando a própria realidade da pessoa. No entanto, nas palavras de Pazmiño (2008, p. 204): “Piaget coloca prioridade no desenvolvimento interno ou em estruturas cognitivas para o desenvolvimento humano”, ou seja, não foca no desenvolvimento espiritual.
Por outro lado, o educador cristão, ao analisar o desenvolvimento humano, deve ir além desses fatores e considerar, também, fatores e distinções adicionais que caracterizem uma visão cristã das pessoas, tais como a revelação de Deus na Escritura e em Jesus e, ainda, a atuação do Espírito Santo como função normativa para o desenvolvimento humano.
REFERÊNCIAS
BEECHICK, R. Como ensinar crianças do primário: compreendendo como elas pensam e aprendem. Tradução de Ercília Martelo D. de Micas. 5 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.
COLL, C. (org.). O construtivismo na sala de aula. 3 ed. São Paulo: Ática, 2007.
COLL, C. et. al. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia evolutiva. 2 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2004 a. v.1.
_____. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia da educação escolar. 2 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2004 b. v.2.
LIMA, L. de O. Piaget para principiantes. 6 ed. São Paulo: Summus, 1980.
PAZMIÑO, Robert. W. Temas fundamentais da Educação Cristã. 1ª ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.