Essa temática é muito especial para o contexto eclesiológico e sobretudo para as discussões mais profundas no âmbito teológico, uma vez que todos os contextos de desenvolvimento cristão precisam de uma rota, um percurso do seu itinerário a partir dos princípios estabelecidos por aquele que é o único currículo válido: Jesus. Nesta perspectiva, lemos no Evangelho de João 14.6: “Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim”.
O conceito de currículo que subsidia a elaboração das matrizes curriculares para a Educação Cristã deve suscitar nos educadores uma nova possibilidade de se trabalhar o currículo para Educação Cristã. Currículo é uma construção, uma tessitura que parte de um modo de conceber o curso e como o curso da vida se estabelece.
SILVA (1999) discute que “O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem, percurso. O currículo é autobiografia, nossa vida, currículum vitae: no currículo se forja a nossa identidade. O currículo é documento de identidade”.
Contudo, a Palavra de Deus vai além. Em Deuteronômio 32.1-4 “gotejar a doutrina sobre a relva” significa que o traçado do currículo para Educação Cristã deve ser elaborado primeiramente à luz da Palavra de Deus e, em segundo lugar, traçar um perfil do público alvo e atender as necessidades e as demandas que as vidas apresentam. Nesse contexto, pautado em princípios e nos frutos do Espírito, a Igreja do Senhor sairá fortalecida e sua membresia será robusta para enfrentar as adversidades que estão presentes neste mundo.
Que Deus nos abençoe!