Como educadores cristãos sempre salientamos a responsabilidade dos pais na educação cristã dos filhos. Esta responsabilidade tem base bíblica (Dt 6.7, Pv 22.6, entre outros). Isto é muito sério e vai além do discurso, pois a prática é necessária.
Sabemos da importância da igreja e do educador cristão, mas cada um tem seu papel, e o papel dos pais não pode ser delegado a outros, embora alguns pais coloquem em segundo plano este privilégio que é “ensinar seus filhos no caminho em que se deve andar”.
A denominada Escola de Pais foca na participação da família nos projetos escolares a fim de contribuir para uma educação integral dos alunos, destacando o papel dos pais. Projetos variados e instituições educacionais se voltam para o tema de forma a incluir os pais na educação secular dos filhos, contribuindo para o desenvolvimento deles.
De uma forma geral, a “escola de pais” aborda a dinâmica do relacionamento familiar e seus desdobramentos. No caso da educação cristã o alvo é mostrar a responsabilidade dos pais no conhecimento e crescimento cristão dos filhos. A escola de pais, que vemos em muitas igrejas, é um excelente espaço para desenvolver esta compreensão materna e paterna.
Algumas comunidades eclesiásticas chamam de “escola de pais” aos encontros semestrais, trimestrais ou outros, onde se aborda alguns temas pertinentes ao trabalho educacional dentro da família. Outras tem uma classe específica para pais dentro da estrutura da EBD. Neste caso ou utilizam material diferenciado de outras classes, ou o mesmo material com uma abordagem específica.
No entanto, é importante abordar alguns assuntos. Na construção de um currículo cristão para a escola de pais devem ser levados em consideração temas como:
– Exemplos de país bíblicos – Com suas qualidades, defeitos e dificuldades.
– Fundamentos bíblicos.
– Como ensinar os filhos sobre o plano de salvação.
– Características dos filhos nas suas diversas fases de crescimento.
– Pais e filhos, uma relação de respeito.
– Pais e filhos, uma relação de amor.
– A importância da disciplina.
– A importância dos limites.
– A disciplina é um ato de amor.
– Família, um lugar de acolhimento.
– Dialogando com as gerações – Características das gerações: “Baby Boomers” (nascidos entre 1946 a 1964), “X” (1965 a 1980), “Y” (1981 a 1996), “Z” (1997 a 2010) e “Alfa” (nascidos a partir de 2010).
– A comunicação na família.
– As amizades e companhias.
– Sexo e corpo.
– Necessidades físicas, emocionais e psicológicas.
– Namoro, noivado e casamento.
– Conflitos na família.
– Filhos, expectativas e percepções.
– O propósito de Deus para a família.
– Ensine seus filhos com palavras e atitudes: a importância do exemplo.
– Deus em primeiro lugar na educação dos filhos.
Estes são apenas alguns dos exemplos de temas que precisam ser abordados numa “escola de pais”, ou fazerem parte do currículo de uma classe para pais na EBD. São assuntos que devem ser aprofundados sob o foco da responsabilidade educacional materna e paterna. A igreja e o educador cristão são parceiros nesta tarefa, mas aos pais cabe o privilégio principal de cumprir a orientação divina: “[…] e as ensinareis a vossos filhos, falando delas, sentados em casa e andando pelo caminho, ao vos deitardes e ao vos levantardes;” (Dt 11.19).