“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.” Rudolf Steiner
Eu tenho certo encanto pela filosofia de ensino de Steiner. Essa liberdade concedida à criança no criar, no brincar, no aprender de fato desperta uma magia dentro de nós que, mesmo adultos, nos leva a reviver uma infância doce. Ele conclui dizendo algo fantástico: “encontrar propósito e direção para suas vidas”. Encontrar propósito tem a ver com identidade. Ninguém descobre ou define um propósito se não conhecer bem a si mesmo e entender a sua natureza. E, neste quesito, nós educadores cristãos temos grande vantagem, pois o acesso às Escrituras Sagradas nos permite ter ricos detalhes sobre as perguntas mais significativas da vida: Quem sou eu? De onde eu vim? Para que estou aqui? A ciência até responde estas perguntas de modo intelectual, porém, as Escrituras nos convencem trazendo todo o sentido que buscamos.
Será que temos explorado todos os recursos disponíveis (digitais ou não) para impressionarmos nossos discípulos como Cristo fez com seus seguidores?
Um isolamento que conecta
Pesquisas confirmam que o advento da pandemia do COVID-19 contribuiu para o progresso dos alunos no quesito interesse quando receberam o apoio de seus pais nas atividades de orientação. Isto quer dizer que quando os pais se dispõem a ajudar seus filhos na construção do conhecimento ele acontece de modo efetivo, ou seja, o envolvimento dos pais contribui significativamente no processo de aprendizagem. O isolamento social favoreceu este ponto – reforço – quando os pais se engajaram junto ao corpo docente a fim de amenizar o impacto do processo educacional da criança.
Fiquei pensando na força que a conexão entre pais e professores exerce sobre a criança. A Palavra merece ser ensinada nos ambientes de estudo, mas também dentro de casa. Quanto mais a criança tiver contato com a Palavra de Deus maior será a probabilidade de ela ter experiências com Jesus. E, para nós que já estamos com uma longa jornada cristã percorrida, sabemos o quanto é importante ter marcas das experiências com Deus. Isso acrescenta significado e firmeza à nossa fé, além de permitir que edifiquemos outras vidas com o testemunho dos milagres e da generosa graça do Senhor sobre nós.
Por isso, a era digital nos proporciona grande influência no saber cristão-pedagógico. Cabe-nos planejar, organizar e executar as ações de modo que alinhem as intenções do professor aos interesses do aluno.
Efeitos de uma prática pedagógica qualificada em tecnologias
Então, aquele propósito do qual falávamos, tem a ver com a construção de cada crente, seja ele bebê ou adulto. As tecnologias educacionais podem tornar-se grandes amigos no momento de construir um saber livre. Uma prática docente qualificada trabalha a partir da criatividade, da inovação, utilizando meios que habilitem os pais ou responsáveis para darem o suporte pedagógico necessário para a criança.
Como cristãos, nosso foco no ensino precisa envolver propósito e direção. Conduzindo a criança no caminho (Provérbios 22.6) o Espírito Santo se encarregará de fazer crescer a semente que foi plantada e regada continuamente (1Coríntios 3.6; João 16.8,9).
Um corpo docente criativo e preparado (com ou sem tecnologia) não apoia apenas a criança como também dá suporte aos pais como parte de seu amor pela obra do Evangelho. Isso faz parte do processo de educar.
Dicas práticas para pais e professores
- Pais e professores podem realizar atividades de recorte, orientados por um vídeo.
- Jovens papais podem aprender com um podcast enviado pelo professor de seu filho a dar massagem em seu bebê a fim de estimular os sentidos cerebrais, táteis e motores, trazendo consciência de seu corpo e até melhorando suas funções digestivas.
- Alternativas lúdicas como jogar amarelinha ou dominó podem unir brincadeira e saber.
- Uma aula de dança para adultos pode relacionar coordenação motora à memorização de uma nova melodia.
- Um podcast do professor pode conduzir seus alunos à prática meditativa sobre Salmos.
- Os momentos de lazer em família podem funcionar como oportunidades pedagógicas.
Há uma infinidade de lições a serem praticadas presencialmente ou isoladamente. Quanto mais livre for o saber, melhor será o desenvolvimento do aluno, não importa a idade. Queridos, funciona!
Conclusão
A base do ensino cristão consiste em evidenciar os propósitos de Deus à existência humana. Esta missão foi designada primeiramente aos pais da criança e pode ser realizada por meio de uma forte parceria com a igreja.
Entendemos que, com o isolamento social, essa parceria tornou-se mais fortalecida, quando pais e professores se conectam para realizar a missão coletivamente. O uso de tecnologias digitais pode ajudar o aluno no descobrimento do saber e potencializar ainda mais a tarefa de ensinar. E isso não se limita a público nenhum. Aluno de qualquer faixa etária é contemplado por um ensino cristão qualificado.
“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado…” Mateus 28.20