“Mas ela disse, tudo correrá bem.” (II Reis 4:23)
A situação que envolve a declaração desta mulher não é das melhores, na verdade é algo que nenhuma pessoa deseja viver na realidade. Essa mulher tinha um coração abençoador e acolhedor, tanto que o profeta Eliseu presenciou suas atitudes, pois toda a vez que visitava Suném, ele fazia as refeições na sua casa.
O nome desta mulher não é conhecido, mas as suas atitudes sim. Tanto que foram registradas no livro de Reis. Interessante que ela tinha riquezas, mas não tinha herdeiros. Seu marido tinha idade avançada, por isso que Eliseu, diante da bondade dessa mulher, anuncia que ela ficaria grávida. E isso de fato ocorreu.
Com o passar do tempo, o filho desta mulher apresenta uma dor de cabeça que o leva à morte. Na condição de mãe, ela reage de uma maneira bela. Ela arruma suas coisas e diz ao seu marido que iria encontrar-se com o profeta e finaliza: “tudo correrá bem”. Pense nessa afirmação e tente se colocar no lugar das pessoas que a ouviram, como o seu marido. Talvez, eles pensaram: como pode correr bem? Não se pode mudar a realidade diante da morte.
Com este episódio bíblico, aprende-se que nem o obstáculo da morte foi impeditivo para a prática de fé desta mãe. Ela age com determinação resoluta. Por sua resposta é possível deduzir que ela não tinha dúvidas em seu coração. Ela retornaria com uma resposta. E essa seria positiva.
Esta história e atitude de fé expressa, não diz respeito a cultivar uma mente positiva. Não é disso que se trata. Aqui reside o exercício da fé, simplesmente isso. É a partir da fé que essa mãe se move em direção a sua resposta. É a partir da fé que a ação é gerada e a resposta é alcançada.
De fato, o milagre aconteceu. O profeta intercede a Deus pelo filho da mulher Sunamita e ele revive. Diante disso, aprende-se com essa mãe que não existe impossíveis para Deus. Ele pode mudar os rumos da história e, segundo a sua vontade, pode agir em prol daquele que pede em seu nome.
Algumas questões para sua meditação: o que move sua ação na prática da fé? Você se acomoda diante das situações ou se mostra como a mãe do relato bíblico, com determinação resoluta? Como é possível agir com determinação resoluta em situações que envolvem problemas? O que fazer quando não se tem controle e nem respostas à situação?
Entregue seus temores, dificuldades e pensamentos em oração. Cultive e viva a fé em Deus. Tenha paz e espere no Senhor a resposta.