Refletir sobre o Dia do Educador Cristão Batista é sem dúvida uma oportunidade singular, já que educação cristã se faz no tempo histórico e atemporal da igreja, bem como na vida, testemunho e ministério das pessoas que se tornaram educadores ou fizeram da Educação Cristã uma oportunidade de glorificar a Deus.
Com relação a sua formação inicial entendo que se dá no contexto da Igreja local tendo como foco o ensino da Palavra de Deus, ou seja, a docência. Nesse caso, às instituições de ensino teológico, Associação dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil (AECBB) e demais Associações Estaduais são parceiros da igreja, ou seja, serva da igreja no preparo ministerial do Educador Cristão. É imprescindível que todos tenham uma sólida formação ministerial quando o assunto é a centralidade do ensino da Palavra de Deus.
Nesse sentido a Igreja local é o locus privilegiado para a prática educativa e da gestão ministerial de todo educador cristão com um chamado especial, escolhido pela igreja para um serviço cristão especial, ainda que, responsabilidade de ensinar a Palavra de Deus seja de todos. Entendo que a Igreja local precisa criar uma expectativa sobre aqueles membros que objetivam ensinar a Palavra de Deus.
Quanto a gestão do Ministério de Educação Cristã é uma das atribuições do Educador Cristão Batistas, tendo a docência da prática educativa como condição para o exercício da gestão em Educação Cristã, considero como atividade meio de toda Igreja local que ocorre em parceria com os outros ministros e ministérios, mas o ensino bíblico é atividade fim de uma Igreja, portanto é de competência do educador cristão e prioridade número UM de todas as pessoas envolvidas com o ensino na igreja local.
Portanto, a Educação Cristã é um ministério de responsabilidade de todos os crentes na Igreja local sendo Cristo autoridade sobre a vida, testemunho pessoal e ministerial de qualquer pessoa que se propõe voluntariamente, deliberadamente ensinar a Palavra de Deus com dedicação e esmero.
Reconhecer que o ensino bíblico da Palavra de Deus se fundamenta nos ensinos de Jesus Cristo. Logo, pensar a Educação Cristã é cumprir a missão dada por Ele à Igreja para o aperfeiçoamento dos santos e proclamação do Evangelho às pessoas de todo o mundo como missionários, seja na evangelização ou no discipulado. Ou seja, o Educador Cristão Batista atua no contexto do reino de Deus no cumprimento da missão divina.
Que neste terceiro domingo de outubro possamos interceder junto ao Senhor Jesus Cristo para que abençoe a todos os nossos educadores cristãos dando-lhes sabedoria e discernimento espiritual no Espírito Santo à frente do Ministério do ensino da Palavra de Deus.