Você que trabalha com adolescentes, jovens ou adultos, já pensou sobre a utilização de dinâmicas de grupo em suas aulas de ensino bíblico? Talvez sua resposta seja: dá muito trabalho; não sei onde buscar ideias para isso; ou, não se brinca com a Palavra de Deus.
Tudo bem, vou lhe dizer que dá um pouco mais de trabalho do que simplesmente estudar o texto e fazer uma boa preleção. Também devo lhe alertar que alguns livros de dinâmicas não nos ajudam a escolher uma boa dinâmica, porque não apontam para o objetivo que ela quer alcançar, ou qual habilidade ou intensão se quer desenvolver. Mas, posso lhe garantir que a Palavra de Deus não se opõe a um professor que queira utilizar dinâmicas de grupo, para alcançar melhores índices de aprendizagem da Bíblia.
O que é dinâmica de grupo? É uma ferramenta utilizada em grupos de pessoas que se reúnem sistematicamente, ou não, e têm algo em comum. As dinâmicas têm por finalidade o crescimento pessoal e coletivo, e são muito utilizadas em processos de desenvolvimento nas áreas da psicologia e sociologia.
Dinâmicas de grupo e ensino. Por que utilizar? No ensino, a utilização da ferramenta de dinâmicas tem por finalidade a motivação e a fixação de aprendizagem. O professor diz em um de seus livros, que buscava meios de tornar suas aulas e avaliações de aprendizagem mais interessantes e dinâmicas. Buscou como ferramenta as dinâmicas. A dinâmica por si só não tem uma finalidade única, ela precisa estar atrelada a um objetivo de ensino, algo que o professor queira alcançar em seu momento de aula. Por isso, a importância de estar atrelada a seus objetivos. No processo da dinâmica emanam emoções, sentimentos, deduções, correlações e situações de significância para o aprendiz.
Há muitas apresentações de dinâmicas de grupo na internet. Separei a dinâmica chamada “Receita de monstrinho” apresentada por Renata Melo. Você pode encontrar a apresentação completa no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=XKgZsWGNUxc
Escolhi esta dinâmica, porque ela tem uma aplicação prática para a vida do cristão. A facilitadora explica que a dinâmica tem o objetivo de mostrar que cada pessoa tem uma maneira diferentes de ver e representar o mundo. A dinâmica inicia por entregar a cada participante uma folha em branco com um lápis, e cada pessoa vai fazer um desenho, sem mostrar aos outros, seguindo a orientação da facilitadora – Desenhe uma cabeça grande e redonda, um corpo pequeno e todo peludo, braços finos, grandes e com dedos pontiagudos, pés grandes e arredondados, um olho só bem no meio da cabeça, um nariz pequeno com narinas quadradas, uma boca grande com dentes falhados, orelhas grandes e pontiagudas. Cada pessoa mostra seu desenho, e com certeza, haverá um momento de risadas e descontração.
A aplicação é no sentido de que todos receberam a mesma instrução, mas cada um teve uma forma diferente de representar aquilo que era pedido. No mundo temos diferentes percepções e maneiras de reagir ao que nos acontece. Aprender a respeitar as diferenças em situações de stress ou de decisões é uma forma de demonstrar maturidade.
Dinâmicas de grupo e ensino bíblico. Por que utilizar? Na dinâmica apresentada acima, podemos aplicar os ensinamentos da mutualidade. Há vários versículos na Bíblia que nos ensinam a amarmos, respeitarmos, e apoiarmos uns aos outros. No ensino bíblico, as dinâmicas têm uma utilidade fantástica, e essa em particular, é útil para o ensino sobre mutualidade em diferentes aspectos.
Deixo para você explorar:
– Dinâmica sobre relacionamentos pode ser encontrada neste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=XV2YlFMz1n0
– Dinâmica sobre ‘desvenda meus olhos’ pode ser encontrada neste endereço:
https://www.youtube.com/watch?v=GfTVIUlrobU
Utilizar dinâmicas em estudos bíblicos não significa que a cada classe de EBD ou de pequeno grupo você tenha de trazer uma novidade. Mas, tal utilização já tem comprovada sua garantia quanto à aplicação na vida prática, motivação, correlação de ideias, reflexão. Muitas vezes derramamos muitas informações bíblicas sobre nossos alunos, mas que tal levá-los a uma vivência que os ajude a encontrar caminhos para o viver cristão?
Utilizei fontes da internet, mas asseguro que também há boa literatura sobre dinâmicas de grupo. Seguem algumas sugestões:
– ANTUNES, Celso. Manual de técnicas e dinâmicas de grupo, de sensibilização, de ludopedagogia. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.
– CASTANHEIRA, Alexa Guerra. 100 dinâmicas para aprender brincando. Santa Bárbara: SOCEP, 2008.
– MERKH, David J. 101 ideias criativas para pequenos grupos. Campinas: JUMOC, 1995.
– MERKH, David J e FRANÇA, Paulo. 101 ideias criativas para professores. São Paulo: Hagnos, 2004
– SOLONCA, Paulo. Dinâmicas. Santa Bárbara: SOCEP, 2006.
Madalena de Oliveira Molochenco
Educadora e Professora
Igreja Batista Betel