Algumas ferramentas bíblicas de aprendizagem exigem certas habilidades e competências técnicas, uma exigência no processo de formação docente. A Bíblia é um referencial para o pastor na pregação da Bíblia no púlpito; ferramentas para o professor no ensino bíblico; ferramentas para o evangelista proclamar o Evangelho. Se evangelizar significa ensinar pessoas a irem a Cristo, podemos recorrer a uma ferramenta bíblica de aprendizagem; ferramentas para o ministro de música ler uma partitura; ferramentas para o conselheiro cristão; ferramentas para o missionário na obra missionária. Existem uma variedade de ferramentas bíblicas de aprendizagem.
Quando adotar, pensar em termos da finalidade de cada uma das ferramentas a serem utilizadas. Não tente aprender sobre todas, mesmo porque surgem novas ferramentas todos os dias, antes de dominar uma de cada vez. Comece por aquelas ferramentas bíblicas de aprendizagem que é mais provável de serem utilizadas em sala de aula. Para exemplificar considere as ferramentas de um carpinteiro. Essas possuem finalidades específicas. Temos que aprender com a Bíblia.
As ferramentas permitem: aprender a ensinar e/ou saber ensinar. As ferramentas bíblicas de aprendizagem auxiliam o professor a saber ensinar, mas também enfatizam o aprender a aprender (saber fazer); aprender a ler e meditar. Ao estudante da Bíblia, a meditação revigora suas forças, fornece um encontro diário com Deus por meio de sua devocional; aprender a estudar.
Entendo que qualquer que seja a ferramenta bíblica de aprendizagem sua vida ministerial deve estar centrada na Bíblia, oportunidade de aprender a aprender na medida que qualifica suas competências e habilidades para ensinar. Como as pessoas aprendem e o que podemos fazer para promover a aprendizagem à luz das Escrituras? A relação dialética entre aprender a pesquisar. Quando o professor aprende a pesquisar e auto avaliar sua prática educativa em sala de aula.
Aprender a pensar exegeticamente consiste na primeira tarefa do professor; aprender a interpretar para compreender a Bíblia, bem como aprender a refletir. Do grego reflectere, significa “voltar atrás”. Implica na dialética – ação, reflexão-ação. Quero ressaltar a indissociabilidade entre o ensinar e aprender. Ou seja, “há diferentes formas de ensinar e diferentes formas de aprender?”
As ferramentas básicas requerem que o professor tenha uma boa tradução da Bíblia, um bom dicionário e bons comentários entre outras publicações. Ou seja, o professor precisa de apropriar dessas ferramentas bíblicas de aprendizagem para ensinar a Bíblia tais como: Bíblia sem notas; Bíblias de estudo em diferentes versões e traduções. Se possível adquira a título de sugestão, “A Bíblia Anotada” na versão Revista e Atualizada, da Editora Mundo Cristão ou, a “Bíblia de Referência Thompson” da Editora Vida (mais uma paráfrase que uma tradução) ou, a “Bíblia Shedd, Editora Vida Nova entre outras. As traduções da Bíblia e as versões bíblicas em inglês e português destaque para Bíblia de Wycliffe a primeira Bíblia completa em inglês.
As traduções mais formais: Almeida Revista e Atualizada (ARA), Almeida Revista e Corrigida (ARC), Almeida Século 21 (A21) e Bíblia de Jerusalém (BJ). Quando uma igreja adota uma tradução da Bíblia isso facilita também a adoção de ferramentas bíblicas de aprendizagem?
As traduções mais funcionais: Nova Versão Internacional (NVI), Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), A Bíblia Viva (BV), Edição Pastoral (EP), A Mensagem – mantém o foco no significado do texto original na linguagem de hoje, mas correm o risco de distorcer o significado do texto ao se afastarem demais da forma da linguagem bíblica.
Lembre-se que você também tem a opção de baixar um aplicativo gratuito de várias diversidades de versões ou traduções da Bíblia. Adquira bons comentários bíblicos, entre outros; Dicionários bíblicos ilustrados. Um Dicionário atualizado e amplo, exaustivo, teológico e bíblico. Mais de 700 fotos, ilustrações, gráficos e mapas coloridos. Inclui as principais traduções/versões bíblicas.
Entre as ferramentas bíblicas destaco o Manual Bíblico Ilustrado Vida, mais de 500 figuras, fotos e mapas coloridos. Uma ferramenta essencial para o seu crescimento na leitura da Bíblia. Um guia completo de cada livro da Bíblia. “Um dos aspectos essenciais para compreender a Palavra de Deus é entender como a mensagem de cada livro se enquadra no plano desenvolvido por Deus”. Sugiro adquirir também uma Concordância Bíblica, bem como adoção da revista, se for necessário, entre outras publicações.
Lembre-se que o professor precisa ter domínio técnico, qualquer que seja a ferramenta bíblica de aprendizagem. No caso da preleção, uma metodologia de ensino mais usual no ensino da Bíblia, precisará se comunicar bem, isso fará uma enorme diferença na vida das pessoas. Todas essas ferramentas bíblicas de aprendizagem permitem ao professor se apropriar de um arcabouço bíblico-teológico e didático no momento de preparar suas aulas na EBD.
Algumas ferramentas bíblicas de aprendizagem também são adotadas como recursos tecnológicos em sala de aula, como as chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), para os chamados “nativos digitais”. Mas esse é um assunto para outra palestra, para o momento reafirmo que as ferramentas digitais de aprendizagem são recursos tecnológicos e têm impactado o ensino e o estudo da Bíblia atualmente.
Os avanços na tecnologia das TICs têm impactado de forma direta o movimento de tradução da Bíblia ao fornecer recursos eletrônicos e ferramentas de administração de dados desenvolvidos especificamente para tradutores.” Exemplo: bibliotecas especializadas em material exegético, auxílio para tradução etc. Ou seja, consistem em novos paradigmas para o ensino e a aprendizagem. Neste caso, as ferramentas digitais exigirão domínio da linguagem computacional. Hoje, a fluência digital se mostra relevante no desenvolvimento de novas competências e habilidades, tanto no professor como no estudante da Bíblia.
Para exemplificar: Aplicativo de realidade virtual, gamificação na aprendizagem, jogos digitais, recursos audiovisuais na aprendizagem. Data Show, Retroprojetor de slides (recursos de ensino), a televisão, a lousa digital entre outros. Cabe ao professor não dissociar as ferramentas de ensino aprendizagem dos seus respectivos recursos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerou neste ensaio a temática: EBD para ALTO. Ferramentas para aprender a ler e ensinar a Bíblia: a) Que a Bíblia é a principal referência para o ensino e aprendizagem. O ato de ensinar a Bíblia tornou-se um desafio permanente para todo o professor da EBD, seja no âmbito da igreja local, como na evangelização e testemunho pessoal. b) Que as pessoas creiam e obedeçam a Palavra de Deus. Elas aprenderam a viver na Palavra de Deus e a colocar em prática. Uma referência como a Bíblia quando interpretada e aplicada, pode transformar a vida das pessoas. c) Que a hermenêutica é uma ciência a serviço das ferramentas bíblicas para aprender a ensinar a Bíblia.
Ao adotar uma ferramenta bíblica de aprendizagem, o professor se propõe a uma exegese bíblica a partir dos diferentes gêneros literários. As ferramentas bíblicas de aprendizagem fazem parte do processo de planejamento do professor no momento de construir seu plano de ensino, tecendo a aula como um artesão do ensino.
Quando adotar, qualquer que seja a ferramenta bíblica, pensar em termos da finalidade de cada uma. Não tente aprender sobre todas antes de dominar uma de cada vez. Comece por aquelas ferramentas bíblicas de aprendizagem que é mais provável utilizar em sala de aula. Quero aproveitar para indicar algumas referências.
REFERÊNCIAS
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FEE, Gordon D.; STUART, Douglas. Entendes o que lês? Um guia para entender a Bíblia com auxílio da exegese e da hermenêutica. 4ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Vida Nova, 2022.
GEISLER Norman l.; ROACH, William C. A inerrância das Escrituras. Confirmando a exatidão das Escrituras para uma nova geração. Guarulhos: Vida, 2022.
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GOLDSWORTHY, Graeme. Introdução à Teologia Bíblica. O desenvolvimento do evangelho em toda a Escritura. São Paulo: Vida Nova, 2018.
HENDRICKS, Howard G.; HENDRICKS, William D. Vivendo na Palavra. A arte e a ciência da leitura da Bíblia. 2ª rev. e atual. São Paulo: Batista Regular, 2010.
ROCHA, Daiana Garibaldi da; (et all) Aprendizagem digital. Curadoria, metodologias e ferramentas para o novo contexto educacional. Porto Alegre: Penso, 2021. (Série desafios da educação).
RYKEN, Leland. Uma introdução literária à Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2023.