No âmbito da Educação Cristã, para uma análise profunda do processo de ensino-aprendizagem, não podemos nos limitar aos ensinamentos provenientes de uma igreja específica em um determinado local, mas devemos considerar os aspectos sociais e culturais que podem influenciar/condicionar a formação cristã do ser humano. Ou seja, não podemos prescindir do contexto histórico e social em que os saberes são construídos. Desse modo, de acordo com Pazmiño (2008), o educador cristão deve ter uma visão ampla sobre a sociedade em que atua.
Considerando essa questão, analisaremos algumas proposições de Émile Durkheim e, ainda, refletiremos sobre a sua aplicabilidade, para um ensino pautado por pressupostos cristãos. Nas palavras do autor:
A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não estão maturas para a vida social. Ela tem como objetivo suscitar e desenvolver na criança um certo número de estados físicos, intelectuais e mentais exigidos tanto pelo conjunto da sociedade política quanto pelo meio específico ao qual ela está destinada em particular. (DURKHEIM, 2011, p. 54).
Durkheim viu na educação o meio pelo qual a sociedade se perpetua. A educação transmite valores morais que integram a sociedade, por isso, a mudança educacional é importante a partir de dois prismas: pelo reflexo das mudanças sociais e culturais; e por ser agente ativo de mudanças que envolvem a sociedade. Assim, Durkheim assinala que os educadores, especialmente nas primeiras etapas do processo de aprendizagem, poderiam provocar mudanças na educação e, por consequência, na sociedade. Desse modo, a educação objetiva a formação do ser humano social, ou seja, a formação de um ser coletivo capaz de participar do processo de socialização.
Portanto, não há como excluir o fator social do processo de ensino-aprendizagem, pois o contexto sociocultural é inerente ao ser humano e a sua formação. Diante dessa concepção de educação, podemos identificar uma visão ampla de educação, uma vez que devemos considerá-la para além dos muros da escola. Dessa forma, ela tem um papel na formação do ser social, de formação do cidadão como membro da coletividade.
De modo mais restrito, voltando-se especificamente para o âmbito da Educação Cristã em uma igreja local, Pazmiño (2008) ratifica as considerações de Émile Durkheim e, ao adotar essa perspectiva de educação, pondera que: “uma perspectiva assim mais ampla requer que cristãos evangélicos sejam menos paroquiais e estreitos em suas preocupações a fim de examinar os principais impactos da cultura mais ampla sobre as comunidades de fé e a extensão em que aspectos dessa cultura mais ampla possam ser afirmados e/ou criticados” (PAZMIÑO, 2008, p. 191). Além disso, Pazmiño (2008) orienta os educadores cristãos a considerarem como a educação funciona na sociedade e cultura mais amplas, no sentido de ter em vista as influências no ser humano, do lar, da comunidade, da igreja em geral, de economia, da mídia, dos corpos políticos e das diversas escolas e agências sociais.
Para entender melhor as considerações de Émile Durkheim, leia o artigo “Refletindo a educação contemporânea por meio de um resgate da educação moderna”, de Gabriel Carvalho Bungenstab.
Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/download/5685/4920
REFERÊNCIAS
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. 2 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
PAZMIÑO, Robert. W. Temas fundamentais da Educação Cristã. 1ª ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.
Valdecy de Oliveira Pontes
Professor da Universidade Federal do Ceará.
Igreja Batista Vale de Benção do Porangabussu, Fortaleza-CE