Considera-se que a infrequência, assim como a rotatividade das pessoas que transitam de uma “igrejaVamos pensar neste último artigo do blog, a importância da coordenação do ministério de Educação Cristã. Imagino que seja possível conhecer o que as pessoas dispõem sobre os assuntos a serem tratados. Outro fator importante a ser considerado pelm de um PEC, neste sentido o coordenador do ministério de Educação Cristã é um dos mediadores do processo.o coordenador /educador menos. Percebe-se que a sala de aula se tornou um objeto de estudo do professor, onde ocorrecristão, refere-se ao quantitativo de pessoas na sala de aula. Quando possível, trabalhar com grupos pequenos de até 20 ou 25 pessoas, ou a atividade fi” para outra, favorece a inconstância no estudo das Escrituras, isto tornou-se um ponto fraco, uma fraqueza, em todo o processo educativo cristão. É possível que as pessoas estejam lendo, estudando, meditando e praticando menos as Escrituras em seu dia a dia. Cabe ao coordenador do ministério de Educação Cristã, refletir, (gr. reflectere, “voltar atrás) no processo de construção de uma Educação Cristã diferenciada na prática.
Uma maneira para se revolver isso, pressupõe adotar o teste de nivelamento. Prepara-se um material com perguntas e respostas (google forms) – nível básico e a fim de ser aplicado às pessoas. O objetivo não é constranger as pessoas, mas criar alternativas para o aprendizado das Escrituras. Depois aplica-se um segundo, terceiro teste com um nível de complexidade médio e por último o teste com um nível de complexidade difícil sobre as Escrituras. Esta fase vamos chamar de coleta de dados. Entendo que estamos falando da figura de coordenador do ministério de Educação Cristã – pesquisador.
Qualquer tentativa de delineamento, pressupõe elaboração de um formulário de perguntas e respostas que trata do conteúdo do conhecimento bíblico, teológico, desenvolvimento de novas habilidades, relacionado a natureza das Escrituras; ou seja, introdução geral para entender as Escrituras; a pessoa de Deus (Teologia), cristologia (Doutrina de Cristo), pneumatologia (Doutrina do Espírito Santo), doutrina do homem, soteriologia, eclesiologia, escatologia entre outras. Essa nova arquitetura curricular será construída a partir de uma Educação Cristã diferenciada na prática, de forma sistemática e doutrinária. O estudo diário dos livros da Escritura, do Antigo Testamento (AT), e/ou Novo Testamento (NT), serão ministrados tendo como referência arcabouço bíblico teológico.
Para a fase de análise e interpretação de dados, o coordenador do ministério de Educação Cristã bem como o professor já podem propor estudos bíblicos com base nas informações que dispõe. Lembre-se que se trata de um procedimento didático metodológico a fim de implementar uma Educação Cristã diferenciada na prática, através do PEC, para a gestão de Educação Cristã (atividade meio) e principalmente na prática educativa cristã do professor em sala de aula investida onde ocorre atividade fim de uma igreja. A personalização passa a ser um dos objetivos a serem alcançados no estudo sistemático, intencional das Escrituras.
Entre as implicações de uma Educação Cristã diferenciada na prática, destacou, o reagrupamento das pessoas, de caráter flexível, por critérios como diferenciar conteúdo do conhecimento bíblico teológico. Ao abordar a tendência de uma Educação Cristã diferenciada na prática, não devemos esquecer do planejamento desta nova proposta no PEC. Por último, a sugestão, de um passo a passo para a implementação da Educação Cristã diferenciada na prática, visa garantir uma experiência exitosa de todos no exercício de aprender as Escrituras ao longo da vida e para a vida cristã saudável e intencional.
Espero que após discorrer sobre a tendência de uma Educação Cristã diferenciada na prática, neste blog, tenha aguçado sua curiosidade, a inquietação e interesse para esse tema, que considero relevante para todos os que atuam no ministério de Educação Cristã na igreja local. Lembre-se que fiz apenas uma tentativa no sentido de dar um ordenamento e logicidade às ideias e sugestões apresentadas neste ensaio. Que nosso bom Deus os continue abençoando ricamente em Cristo Jesus.
REFERÊNCIAS
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido. Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso. 2015.
SMITH, David I. Pedagogia cristã: como praticar a fé em sala de aula. 1 ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2022. (Coleção Fé, Ciências & Cultura).
ZUSHO, Rhoda Bondie Akane. Diferenciação pedagógica na prática. Rotinas para engajar todos os alunos. Porto Alegre: Penso. 2023. (Série desafios da Educação).
WEBSTER, John. A cultura da teologia. São Paulo: Vida Nova, 2023.