“Guardei a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti” (Sl 119.11)
Um dos fundamentos da Educação Cristã que mais tem sido ignorado ao longo de décadas é o currículo e suas aplicações metodológicas. É tempo de tomar uma decisão e resgatar nossa essência através da implementação de um currículo planejado e estruturado na palavra de Deus (2Tm 3.16) que alcance o coração das pessoas de forma impactante e (trans)formadora.
A ideia não é só manter o aluno informado a respeito da Bíblia e da vontade de Deus, mas transformá-los “pela renovação da vossa mente” (Rm 12.2) em praticantes da vontade de Deus pela sua Palavra e embaixadores do Reino. O ensino está presente em todo o ethos de Israel de forma simples, mas marcante ( Dt 6.1 -13; Dt 4.9; Pv 22.6; Sl 78.5-6; Ex 20.1- 17). Se nós hoje contássemos aos nossos filhos os feitos do Senhor, eles O conheceriam mais profundamente e seriam desafiados a viver suas próprias experiências em Deus.
O currículo é uma ferramenta fundamental na prática pedagógica significativa e eficiente. As etapas de (re)construção, revisão, atualização e avaliação do currículo devem ser consideradas a cada ciclo de aprendizagem concluído, sendo conectadas de maneira a integrar a teoria e a prática na experiência cristã do ser humano. O currículo vai ser experimentado tanto pelo educador quanto pelo educando dentro de sua realidade e contexto. Robert W. Pazmiño afirma que:
“Um currículo efetivo casa o conteúdo e a experiência cristã e, assim, tem o potencial de transformar a vida. Esse potencial requer a participação ativa e receptiva das pessoas que buscam aprender e estão abertas as instruções de Deus…”(2008, pág 231)
A fundamentação do currículo nos princípios bíblicos vai promover a compreensão e aplicação da palavra na vida diária. As disciplinas devem ser ministradas de forma transdisciplinar, indicando como a fé pode ser aplicada às diferentes áreas do conhecimento, isso, afeta diretamente o desenvolvimento do caráter e vai nutrir o crescimento espiritual e moral dos alunos. Essa conexão entre fé e vida cotidiana proporciona uma vida devocional de intimidade com Deus, no fortalecimento da espiritualidade através do aprendizado que gera adoração (Sl 51.10; Sl 42:1-2).
Para sair da rotina e da improvisação, para uma educação cristã relevante e estruturada, o currículo precisa ser considerado.
A palavra currículo vem do latim currículu que significa, literalmente, curso, correr, carreira, corte, atalho. O autor Marcos Tuller defini assim:
O currículo é a soma dos resultados da aprendizagem planejada e alcançada por uma instituição de ensino. É a síntese de conhecimentos e valores que caracterizam um processo social expresso pelo trabalho pedagógico desenvolvido no ambiente escolar. É um grupo de assuntos que constitui um curso de estudos, planejados e adaptados às idades e necessidades dos alunos. É um meio educacional para atingir os objetivos de ensino. ( 2006, pg 32)
O currículo pode incluir uma variedade de componentes, conceitos fundamentais, habilidades a serem desenvolvidas, métodos de ensino a serem usados, as estratégias de avaliação e aplicação, as diretrizes de progressão e qualquer outra informação que vá orientar no processo ensino aprendizagem. Na educação cristã, ele não se forma com base em filosofias próprias, mas em uma teologia centrada na Bíblia. Por isso, de acordo com Tuller (2006) precisamos considerar algumas características: “abrangência com sentido de progressividade e completude; harmonia e unidade; encadeamento lógico na proposta interdisciplinar e flexibilidade na aplicação”(pg 35 e 36).
A matriz ou grade curricular não se caracteriza pela listagem de conteúdos a serem lecionados, ela é uma estrutura coerente e progressiva de aprendizagens que serão abordadas ao longo do curso.
Todo currículo envolve, de certa forma, fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação. O marco teórico passa por esse conjunto de princípios, teorias e conceitos, que fundamentam e orientam sua concepção e desenvolvimento. Corresponde às abordagens teóricas e bibliográficas do currículo. Na educação cristã, aspectos como a compreensão da bíblia como fonte de autoridade, a cosmovisão cristã, a importância da formação espiritual e moral dos alunos, a valorização da ética, e outros tópicos como as atividades de eclesiásticas locais, devem ser englobados.
Quanto a duração (tempo) os currículos respeitam ciclos de acordo com o curso determinado e precisam passar sempre por revisão e atualização. E quanto às metodologias aplicáveis Deus nos deixou a própria Bíblia como exemplo. Ele foi extremamente didático e ao comunicar sua palavra a nós escolheu fazer uso de quase todo tipo de comunicação disponível nos gêneros e estilos textuais. Costumo dizer que um bom método e uma boa dinâmica é aquela que funciona para sua turma, dentro daquela realidade.
Nosso Jesus encarnado deu aula de como ensinar com esmero e alegria. Sua metodologia por parábolas ajudava na compreensão do Reino e alcançava pessoas de todas as classes sociais. Seu exemplo de compaixão (Lc 7.11-17), resgata o humano na essência, nos lembra que somos seres em relacionamento com Deus, com o outro , com a natureza e com nós mesmos. É a Palavra que nos vivifica, que fortalece nossa identidade.
A leitura bíblica como processo de (trans)formação deve acontecer primeiro em nós mesmos, quando o salmista deseja “guardar no coração a Palavra” (Sl 119.11), ele escolhe viver essa experiência com Deus. Toda inquietação pode gerar respostas se for seguida de ação. A leitura bíblica é um processo de descoberta, é um tipo de conquista humana que promove reflexão, aprendizado e restauração que irão auxiliar no desvendamento do seu mundo interior e em suas relações com o mundo à sua volta. Através do Espírito Santo, você é tocado e toca as pessoas. Esse é o retrato do currículo verdadeiro, não dogmatizado ou estereotipado, um currículo que testifica a verdade manifestada na forma escrita pela prática das nossas ações diante da comunidade de fé.
Referências
SOUZA, Danielle Viana de Oliveira. O ato de ler e a (trans)formação do ser: a literatura bíblica utilizada como instrumento no processo histórico de (trans)formação do homem por Deus. Rio de Janeiro: Gramma, livraria e editora,2021.
TULER, Marcos. Abordagens e práticas da pedagogia cristã. Rio de janeiro: CPAD,2006.
PAZMIÑO, Robert W. Temas Fundamentais da Educação Cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.