São muitos desafios e reflexões acerca do contexto contemporâneo. Sabemos que a educação cristã é um campo de ação muito importante e relevante para a formação humana no âmbito cristão. Busca-se preparar o homem para dialogar com a sociedade as realidades contemporâneas segundo as orientações bíblicas. Nesse contexto pós-moderno é imprescindível um posicionamento eficaz, coerente e consistente a partir da Bíblia Sagrada para influenciar o povo cristão em detrimento das volúpias manifestadas através de doutrinas espúrias e ensinos humanísticos liberais.
A Escola Bíblica Dominical é uma poderosa ferramenta para reflexão e orientação para uma práxis libertadora e transformadora. Ainda percebemos a dificuldade em se tratando de um estudo organizado no campo da produção científica. Precisamos de avanços significativos e estratégicos. Precisamos de uma base epistemológica e um posicionamento estratégico culturalmente falando na produção de pensamentos a partir do ponto de vista cristão/crítico. Os avanços ocorrem na medida em que nos envolvemos para essa mudança.
Quanto ao campo pedagógico cristão, muitos caminhos foram tomados a partir da reforma religiosa. Dentre tantos, podemos exemplificar o trabalho de Comenius com a proposta da Didática Magna no século XVII. Em seu livro trouxe excelentes contribuições no cenário educacional. Comenius foi um homem avançado em termos de conhecimentos para a sua época, um dos seus objetivos era ensinar tudo a todos. “Ele foi um educador plenamente consciente da missão que tinha para desempenhar no âmbito da educação, era uma educação para a salvação em todas as interfaces do ser humano”. (FORTALEZA, 2010, p.73). E no território brasileiro, agora pensando em Escola Bíblica Dominical, surgiu com a vinda do missionário metodista Spaulding em 1836 e com os missionários escoceses Robert Kalley e Sara Kalley em 1855.
Tornou-se a Escola Dominical tão importante e salutar, que já não podemos conceber uma igreja sem ela. Como ficou demonstrado, ao longo dos anos, a educação tem provado ser uma agência de transformação e formação em vários aspectos da sociedade bem como na vida do ser humano. Com o alcance dos objetivos educacionais, fica evidente que nenhuma prática educativa é neutra em si mesma, basta para isso ver o que a educação tem feito e alcançado. O conhecimento nos leva ao patamar da nossa finitude diante de nós mesmos, dos outros, da vida e, sobretudo, diante de Deus, e isso nos faz querer crescer.
Referências bibliográficas
FORTALEZA, W. C. Educação e Religião em Comenius na sua Didática Magna. 1ª Ed. Mg. Ed. Koinonia. 2010.
GREN, V. H. H. Renascimento e Reforma: a Europa entre 1450 e 1660. Lisboa: Dom Quixote, 1984.
PAZMIÑO, R. W. Temas fundamentais da Educação Cristã. 1ª ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.