A educação cristã é um processo que ocorre durante toda a vida cristã, e que leva em consideração todos os aspectos da realidade humana, buscando o ponto de vista bíblico centrado em Deus (Dt 6). A educação cristã está ligada à experiência de viver no mundo, de ler o mundo e dialogar com ele com a mente de Cristo. A educação é um processo de ensino e aprendizagem que está em permanente transformação. Ela é transformada pela ação do ser humano e produz transformações dos que dela participam. A educação cristã não acontece de uma só vez, mas vai sendo construída e compreendida conforme as perguntas e as preocupações de cada fase da vida, de forma contínua e permanente. A educação cristã está em constante desenvolvimento no relacionamento transcendente e imanente com Deus, o próximo e o mundo. Para isso necessita-se de princípios cristãos a fim de buscar o desenvolvimento da pessoa e de seus dons naturais à luz da perspectiva cristã da vida, da realidade, do mundo e do homem. Esses princípios são inspirados nas Escrituras.
A educação cristã como disciplina pode ser vista como “o esforço deliberado, sistemático e sustentado, divino e humano, de compartilhar ou adquirir conhecimento, valores, atitudes, habilidades, sensibilidades e comportamentos que compõem ou são compatíveis com a fé cristã” (PAZMIÑO, p.89).
Na amplitude da cosmovisão cristã, o alvo precípuo do educador não consiste apenas da mera transmissão de conhecimento, mas requer a esperança de uma transformação do aluno a ser operada pela ação do Espírito Santo. O educador cristão na busca de alcançar esse objetivo deve atentar para um esforço sistemático em termos de exposições sequenciais e interações contínuas com seus alunos, sempre buscando refletir em seu procedimento as características de um verdadeiro discípulo de Cristo.
Vale ressaltar que a perspectiva cristã defende uma abordagem educacional holística, que considera não apenas o cosmo material, mas também a realidade espiritual. Partindo da perspectiva bíblica, a educação cristã entende o ser humano como criado à imagem de Deus e não meramente um animal biológico. O propósito da educação cristã é levar o educando a viver de tal forma que ele reconheça e adore o seu Criador, a fim de cumprir o propósito para o qual foi criado (CLARK, p. 141).
Para Pazmiño, a filosofia do ponto de vista da educação procura articular um esquema sistemático do pensamento para direcionar a sua prática. “Logo, a filosofia de educação cristã procura organizar sistematicamente as variadas áreas do conhecimento de acordo com as verdades reveladas nas Escrituras, a fim de que o resultado prático seja não apenas benéfico ao aluno, mas coerente com a verdade do Criador” (2008. p.83).
Portanto, a premissa básica da educação cristã é a centralidade de Deus. A educação cristã enfatiza que o “temor de Deus é o princípio do conhecimento” (Pv 1.7). A Educação cristã contínua auxilia no processo de desenvolvimento integral e contínuo, que desperta e alimenta a fé e intervém na maneira como as pessoas vivem.
Bibliografia
BÍBLIA. Português. Bíblia de Referência Thompson. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e corr. Compilado e redigido por Frank Charles Thompson. São Paulo: Vida, 1992.
BROWN, C. Filosofia e fé cristã. São Paulo: Vida Nova, 1983.
CLARK, Gordon H. A Christian philosophy of education. Jefferson, Maryland: The Tinity Foundation, 1988.
GRAEDORF, W. C. Introduction to biblical Christian education. Chicago: Moody, 1981; cf. RICHARDS, L. O. Teologia da educação cristã. São Paulo: Vida Nova, 1983.
PAZMIÑO, Temas fundamentais da educação cristã, São Paulo: Cultura Cristã, 2008.