Pretende-se neste blog compreender a importância da educação cristã e seus fundamentos bíblico, teológico e teleológico na perspectiva do Antigo Testamento (AT). O estudo sistemático, metódico da educação adjetivada de “cristã” no AT é fundante para o exercício da prática educativa do professor no âmbito da Igreja local. Pressupõe dizer que, a compreensão conceitual da revelação divina na perspectiva das narrativas das Escrituras Sagradas no AT nos apresenta um Deus que se faz conhecido e comunica com um povo escolhido, chamado povo de Deus.
Os fundamentos da educação cristã no AT estão sedimentados na educação hebraica, ou seja, na história do povo hebreu, tendo a família um papel basilar como instituição educacional, lugar por excelência para a educação dos filhos e, as funções dos pais – relação sacerdotal. Reafirmo que a família é essencial para o processo educacional no AT. Com relação à tribo – é um grupo autônomo de famílias que se consideram descendentes de um mesmo antepassado. “Israel” ou “filhos de Israel”. No lugar de “filhos”, pode-se dizer “casa” (no sentido de família, descendência) bit (casa de). Ou seja, uma organização social do deserto.
A família israelita é claramente patriarcal. O termo próprio para designar é “casa paterna”. A “família” é uma “casa”, “fundar uma família” que influi decisivamente na educação dos indivíduos. O conhecimento da história do povo hebreu tinha como princípio à fé, a moral e a profissão. A prática educativa era algo concreto, obrigava tomar consciência da realidade histórica, cultural e religiosa do povo. Vaux (2003, p.72-4) ao tratar sobre a educação entre os hebreus afirma que,
durante seus primeiros anos, a criança, mesmo depois de desmanada, era deixada aos cuidados de sua mãe ou da ama de leite, (2 Sm 4.4), aprendia a andar, (Os 11.3). O pequeno israelita passava a maior parte de seu tempo brincando nas ruas ou na praça com os meninos e meninas de sua idade (Jr.6.11; 9.20; Zc 8.5; Mt 11.16).
Os fundamentos da educação cristã no AT nos conduzem à origem da civilização ocidental, à influência que herdamos dos povos orientais, especificamente no campo religioso, na consolidação e legitimação do cristianismo do primeiro século e através dos séculos, presente em diversas culturas existentes no mundo contemporâneo. Para Edesio Sanches Cetina (2003), o livro de Deuteronômio “tem um papel vital no desenvolvimento da fé bíblica”. Ou seja, surge com o livro texto e a base da reflexão teológica nos grandes momentos da história de Israel.
É indubitável que o povo hebreu no AT tenha sempre buscado a consolidação de sua cultura, apesar das diásporas e das opressões que sofreram no tempo e no espaço milenares dos impérios invasores. Os hebreus primitivos levaram, a princípio, uma vida nômade propiciando uma organização baseada na divisão tribal sob a autoridade de patriarcas, aproximadamente, desde o IV milênio a.C.
Quero ressaltar que a educação é vista como um fenômeno histórico, cultural, com base na tradição oral e no monoteísmo religioso do povo hebreu. Faz-se assim necessário entender que as cerimônias e festas religiosas praticadas pelo povo hebreu são fontes históricas para compreendermos a educação cristã e seus fundamentos bíblicos e teológicos no AT.
Outras características da educação cristã no AT referem-se às instituições religiosas como o templo, a sinagoga e a escola de profetas. ao referir-se às instituições religiosas, Hayward Armstrong (1994), salienta que a educação hebraica “tenha-se concentrado na família como resultado de sua longa experiência como nação seminômade”, todavia, havia ocasiões em que existiam outras formas e tipos de educação. O templo, indicava a preocupação de dedicar os filhos a Deus de forma especial e lhes permitir crescer sob a tutela de um sacerdote. Quanto à sinagoga, era geralmente considerada como parte da educação muito posterior, cultura judaica. A escola de profetas constituía um fenômeno extraordinário quanto ao ensino, entre os hebreus.
Em síntese, espero que você tenha compreendido nesta primeira parte deste artigo elaborado para o blog da AECBB, que a educação cristã e seus fundamentos no AT é imprescindível para o desenvolvimento de qualquer programa de educação cristã desenvolvido pela Igreja local em todos os tempos. Reconheço que o maior desafio seja revisitar e resgatar o papel da família e a autoridade dos pais na criação e educação cristã dos seus filhos. Tal princípio se aplica à liderança ministerial de nossas igrejas ao priorizar o ensino e o estudo sistemático das Escrituras através de suas organizações e principalmente no púlpito de nossas igrejas.
1 Comment
O artigo é interessante. Contudo, as vezes, nos dá impressão de, no lugar de estar trabalhando os fundamentos para a educação cristã no ( encontrados no) VT, leva-nos a pensar em uma educação cristã existente já no VT.