Sabemos que a Educação Cristã desenvolve uma consciência que orienta a conduta do cristão à luz da Palavra de Deus.
A aquisição do conhecimento, o desenvolvimento da capacidade e habilidades do discente (aluno), dependem de um ambiente que favoreça a aprendizagem e do desempenho do docente (professor), que tanto pode contribuir para uma boa educação como para uma educação não saudável.
A prática educativa ocorre por meio da ação pedagógica do docente com os discentes. O ambiente escolar deve ser um lugar de excelência no qual ocorre uma mediação do conhecimento sistemático cientifico elaborado ao longo dos tempos pelo conjunto de sujeitos sociais.
Sabemos do importante papel da escola e também do professor no processo de ensino aprendizagem. Mas neste artigo, vamos refletir a partir do âmbito educacional/eclesial/familiar. Tanto a família quanto a igreja, precisam necessariamente estar firme na mobilização de uma educação voltada para os padrões bíblicos. O nosso compromisso enquanto educadores é no desenvolvimento integral do ser humano. A ênfase da educação secular está no saber; da educação cristã, o ser. O foco do educador cristão está em orientar as pessoas na busca do conhecimento de Deus, de sua vontade e planos.
A Educação Cristã pretende ser, por meio do ensino bíblico, o instrumento para lapidar e moldar o cristão até que ele tome a forma desejada por Deus. Para Chaves, “[…] a educação cristã, é uma poderosa ferramenta à disposição do povo de Deus. Sua proposta se caracteriza pela formação integral do ser humano. Seu foco reside no desenvolvimento de todas as áreas da vida da pessoa, incluindo os aspectos físicos, emocionais, intelectuais, sociais e espirituais” (2012, p. 193).
A igreja precisa fazer a sua parte, cumprindo o seu papel no ensino da palavra, ensinando crianças, adolescentes e jovens os preceitos bíblicos. Jesus nos comissionou: “ide e ensinai” (Mateus 28.20).
A tarefa da igreja é preparar as nossas crianças, adolescentes e jovens para o enfrentamento dos ensinos seculares que muitas vezes vão contra os preceitos das sagradas escrituras. A bíblia nos orienta: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22.6).
De fato, o que realmente fará diferença será o ensino permanentemente da Bíblia no lar, na igreja, além da vivência e experiência com Deus.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo NVI. Nova Versão Internacional. São Paulo, SP: Editora Vida, 2006.
BOAVENTURA, E. M. Tempo de educar: pronunciamentos sobre educação e cultura. Salvador: Secretaria de Estado da Educação e Cultura, 1987.
CHAVES. G.V. Educação Cristã, uma jornada para toda a vida. Rio de Janeiro: 2012.
PAZMIÑO, Robert. W. Temas fundamentais da Educação Cristã. 1ª ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.