Gosto de escrever sobre o que outros escrevem, deve ser por causa da minha trajetória formativa, a de professora. Os textos em livros e artigos me trazem de alguma forma inspiração, absorção, reflexão e conexões. Para este pequeno artigo, volto a mencionar o educador Nilson José Machado em Educação: cidadania, projetos e valores e, desta vez vou falar sobre as reflexões do autor sobre Educação e integridade.
Bem, você pode se perguntar, integridade não é um quesito primordial na Educação Cristã? Sim, a maioria dos livros em Educação cristã falam sobre a pessoa do professor de ensino bíblico como alguém temente e obediente a Deus, estudioso da Palavra e irmão em Cristo. Bem, esses acertam quando falam sobre isso, mas vamos ver o que um educador, talvez cristão, não sei, fala sobre integridade na educação.
“Discursos eloquentes sobre valores desvinculados de uma prática consentânea, conduzem irremediavelmente ao descrédito” […] que destroem “o terreno educacional”. “Integração entre o discurso e ação” […] “articulação entre duas das dimensões fundadoras da ideia de logos – a da palavra e a ação – é uma meta a ser continuamente perseguida”. Me surpreendi com essas frases, não esperava ouvir tamanha sinceridade. O ambiente de trabalho e a produção dos docentes trazem exigências tanto na escola pública quanto na privada. Em ambas as modalidades se pede dos professores integridade, ou como diz o autor, integração entre discurso e ações. A integridade, explicita o autor, exige 3 níveis de predicados:
- É preciso se ter uma ‘arquitetura de valores’ para instrumentar as ações;
- Há uma necessidade de ‘consonância’ entre ações e discurso;
- É importante a disponibilidade dos atores em ‘defender publicamente’ a razoabilidade de seus valores e suas ações.
Lembro da vida cristã e da Educação cristã. Falar sobre o amor de Deus e não o vivenciar torna a vida vazia de valores e significados quanto à palavra ‘cristão’. Seguir a verdade em amor é um pedido do apóstolo Paulo à igreja de Éfeso. Viver integralmente como cristão é um desafio e uma busca constante daquele que deseja viver como a Palavra ensina. E para o ensinador cristão? Não será um desafio maior? Ensinar significa trazer mudanças na vida dos aprendizes, nos ensina Hendricks no maravilhoso livreto, “Ensinando para transformar vidas”. Se não está havendo mudança é porque não está havendo ensino. Como posso ensinar se para mim, enquanto educador cristão a mudança ainda não aconteceu? Seria essa a definição de Educação e integridade que Nilson Machado nos quer revelar? Posso dizer que de certa maneira é sim essa a lição que podemos aprender com Nilson Machado.
Nós, educadores cristãos temos uma maravilhosa ‘arquitetura de valores’ para instrumentar nossas ações, mudar nosso interior para que possamos ser usados para mudar outros interiores de outras vidas. Essa arquitetura de valores é a própria Palavra de Deus. Nós cristão temos inúmeras oportunidades de demonstrarmos ‘consonância’ entre ações e discurso porque nossa vida deveria ser uma harmonia total de valores cristãos ao abrirmos a nossa boca a demonstrarmos pequenos gestos sejam lá quais forem que expressem o amor de Jesus em nós. Nós educadores cristãos temos oportunidades diárias de ‘defendermos publicamente’ nossos valores e nem é preciso tanto esforço para isso, basta deixar o espírito nos guiar em todas as nossas ações.
Se educadores estão preocupados em falar sobre educação e integridade, nós educadores cristãos deveríamos mais ainda estarmos preocupados em simplesmente vivermos nossa condição de filhos de Deus, contando diariamente com a misericórdia renovada como nos assegura a Palavra.
Ensinemos a integridade e vivamos com integridade.
Referências:
MACHADO, Nilson. Educação: cidadania, projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2016, p. 87-89.
HENDRICKS, Howard. Ensinando para transforma vidas. Venda Nova: Betânia, 1987.