O processo formativo compreendido pela Educação Cristã, contribui ativamente para o desenvolvimento e edificação do Corpo de Cristo. É através deste processo educacional que fortalecemos e auxiliamos nossas igrejas no cumprimento de sua missão. Para tanto, é necessário entendê-lo não apenas como restrito à Escola Bíblica, ou um momento de ensino, mas sim como um processo fundamentado, planejado, organizado e que conte com um ministro para sua gestão.
É aqui que aparece o Educador Cristão ou Ministro de Educação Cristã, cujas atribuições lhes são peculiares. Cabe ao Educador a gestão de toda área educacional da igreja. Porém, é necessário que além de suas funções, compreendamos quem de fato é o Educador Cristão. Diante disso, torna-se relevante uma reflexão e a proponho em três perspectivas: sua vida, seu chamado e a missão na qual se dedica.
Em primeiro olhar, o Educador Cristão é um cristão, servo de Cristo e comprometido com seu Senhor. É um ministro, mas também é um ser humano com seus dilemas singulares. A vida de um educador não é perfeita e também possui seus altos e baixos, momentos de alegria e tensão, no entanto é alguém cuja vida deve ensinar princípios e valores pertencentes ao Reino de Deus. Educador também passa por problemas, se sente só muitas vezes, e precisa de apoio e orações. Inclusive, você já orou por um educador cristão hoje?
Em segundo olhar, o Educador Cristão é um vocacionado. Educação Cristã não é um trabalho, é um ministério. Chamado ministerial consiste numa experiência pessoal, uma convocação dada pelo Espírito Santo, confirmada pelo próprio Deus. O apóstolo Paulo em sua carta aos éfesos compartilha sobre vocação, e como o Espírito Santo concede dons específicos com o objetivo de promover a edificação do Corpo de Cristo. Na Igreja Primitiva vemos com clareza um destaque não apenas ao ensino, mas ao processo educacional como base para formação da Igreja. O Educador Cristão é alguém que atendeu ao chamado ministerial e se preparou para exercer sua vocação sob direcionamento do Senhor, que continua convocando novos educadores cristãos!
Em terceiro olhar, o Educador Cristão é comprometido com a Missão. É alguém que possui consciência da seriedade da convocação feita por Jesus, entende sua vocação e compromete-se com a edificação da Igreja e expansão do Reino de Deus. Neste aspecto, a missão não é a Educação, mas esta é um pilar importante para um exitoso cumprimento da Missão. Entender esta verdade, abre espaço para que o ministério pastoral, ministério de música, de ação social e tantos outros ministérios, mantenham diálogo com a Educação Cristã e encontrem no Educador Cristão um grande parceiro de ministério.
Por fim, não existem Super Educadores ou educadores perfeitos – e que maravilha sabermos disso! Graças ao Senhor, podemos contar com Educadores Cristãos, que através de suas vidas, chamado e missão, evidenciam o senhorio de Cristo, produzem frutos e cooperam para que outros assim também o façam.
O Educador Cristão é alguém que serve a Cristo, exerce o ministério com dedicação e cumpre com alegria a missão que recebeu.
“Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus” (Atos 20.24)