O terceiro domingo de outubro é o dia escolhido pelos Batistas Brasileiros para ressaltar a importância dos Educadores Cristãos para o desenvolvimento da igreja e para a expansão do Reino de Deus. Neste dia festivo lembramos aos Batistas Brasileiros que os Educadores Cristãos estão sempre em movimento nas igrejas, nos lares, nas escolas, nos hospitais, nos campos missionários, nas mídias, nas organizações e em diversas esferas da denominação.
O movimento dos Educadores Cristãos Batistas vem acontecendo por intermédio da ação de Deus em nós e através de nós por mais de 37 anos. Começamos de forma tímida em 1986, na 67ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, em Campo Grande – MS, quando foi organizada a Associação dos Educadores Religiosos Batistas do Brasil, a AERBB. Era um movimento ainda pequeno e independente. Em 1988, na 69ª Assembleia da CBB, a AERBB foi aceita oficialmente como organização auxiliar da CBB. Seguiram-se os anos e em 2005, na 85ª Assembleia da CBB – Rio de Janeiro, passamos a ser chamados de Associação dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil, a AECBB. Como Associação, passamos a ter personalidade jurídica em 2009.
Este ano, na 102ª Assembleia da CBB, no Recife – PE, o nosso movimento nos levou mais longe. Pela bondade de Deus passamos a ser a Ordem de educadores Batistas do Brasil, a OECBB. A mudança fortaleceu o nosso caráter federativo e abriu caminhos para uma gestão mais forte e organizada. Quem esteve presente em nossa Assembleia anual testemunhou a alegria e vibração dos Educadores Cristãos! Nossa visão, missão e valores continuam os mesmos, porém, estamos cada vez mais preparados para atender ao clamor do ensino da Palavra de Deus em todos os lugares da nossa nação!
Com tanto movimento, desejamos mais uma vez, que neste dia especial, todas as igrejas Batistas Brasileiras, independentemente do tamanho, localização ou estrutura, valorizem o ministro de Educação Cristã. A data é uma forma singela de reconhecer o esforço diário destes servos para formar verdadeiros e frutíferos discípulos de Jesus, conhecedores da Bíblia e aptos a transformar o mundo em que vivem.