Você sabe quais os fundamentos que norteiam a Educação Cristã Bíblica? E, ainda, você conseguiria descrever o seu valor no contexto da formação humana? Estas não são tarefas simples e fáceis, antes, elas sinalizam sobre o sentido atribuído ao ato educativo e que se concretizará no âmbito da formação. A formação humana é o alvo a ser atingido pela educação cristã bíblica. Pode-se dizer que a formação que se deseja, assemelha-se ao coração que pulsa e irradia vida.
Ao pensar sobre os fundamentos da Educação Cristã Bíblica é preciso compreender que dela deriva a cosmovisão defendida, ou seja, as lentes eleitas para ler e interpretar a realidade. Essas lentes estão firmadas em bases que dão sentido ao ser, pensar, fazer, agir e sentir do ser humano.
Bom, para que se tenha clareza sobre o sentido de ser da educação cristã é preciso trazer à memória às seguintes razões que foram extraídas dos quatro primeiros versículos do capítulo 6 do livro de Deuteronômio. São elas: 1ª cumprir com os mandamentos, estatutos e preceitos; 2ª temer ao Senhor e guardar os mandamentos; e 3ª prolongar os dias, vivendo bem.
A pergunta que se faz agora é: como dar movimento às razões da educação cristã? Então, surge a seguinte resposta: por meio dos três pilares da formação humana e que foram revelados no texto bíblico do livro de Deuteronômio 6.4-6, os quais se evidenciam agora.
Primeiro fundamento
O primeiro fundamento se encontra no versículo 4 do capítulo 6 de Deuteronômio. Ele revela que Deus é o único Senhor. Isso indica que não existe outro “deus” ou deuses. Antes, “O Senhor é o nosso Deus”. Essa verdade precisa ser conhecida e aceita. Para tal, se faz necessário ouvir com atenção e crê nesta palavra.
Deus é o fundamento de tudo o que existe. Nele, não há confusão, escuridão ou limitação. Ele é Deus, que exerce soberania, autoridade, governo e poder sobre a criação, e isso inclui os seres humanos. É por isso que, ao reconhecer este fundamento, ele oferece sentido à revelação de Deus, assim se encontra razões para guardar os seus mandamentos, estatutos e preceitos. Afinal, é um ato de entrega e confiança à palavra revelada de Deus.
Segundo fundamento
O segundo fundamento se encontra no versículo 5, do capítulo 6 de Deuteronômio. Esse versículo expressa a manifestação do sentimento gerado, quando se reconhece a Deus como único Senhor. Assim, ocorre o desejo de amar a Deus sobre tudo e todos. Ele se torna o alvo genuíno do amor. É por isso, que o ato de amar envolve o ser humano integral: físico, emocional, espiritual e cognitivo.
O ato de amar a Deus ao envolver o ser humano por inteiro, revela que a sua vida é regida por padrões divinos. Isso indica que esse ato não se restringe a uma dimensão, mas engloba a sua vida. Por isso, que aquele que teme ao Senhor e o reconhece em seus caminhos, ama a sua verdade e lei. Essa manifestação de amor enche sua vida de esperança e sentido, porque ele compreendeu o significado de amar a Deus de todo coração, com toda sua alma e forças.
Amar a Deus é uma resposta direta ao conhecimento que se tem dEle, bem como dos seus propósitos para a vida. Compreende-se de fato, que ao ser humano foi dada uma missão: glorificar a Deus com todo o seu ser. Isso não é maravilhoso?
Terceiro fundamento
O terceiro fundamento se torna a materialização viva dos outros dois fundamentos. Ele se encontra no versículo 6 do capítulo 6 de Deuteronômio. A partir do que é estabelecido, observa-se a necessidade de guardar no coração a revelação de Deus. O coração é considerado a fonte da vida e por isso dele emana gratidão, sabedoria, conhecimento e verdade.
Guardar no coração é uma ação que manifesta valor atribuído a algo ou alguém. O valor é traduzido por meio da relevância e significado para a vida. Assim, “eu guardo no coração as verdades de Deus, para que eu possa viver bem, na medida em que mantenho o meu coração esperançoso e totalmente rendido ao Senhor, o meu Deus”.
Os fundamentos da educação cristã indicam que é preciso fazer eleições. Essas eleições são as bases que sustentam a razão de ser do ser humano diante da vida. As bases identificam o que se crê, por que se crê e para que se crê. Assim, é possível dizer que se crê em Deus, porque Ele é Senhor de toda a criação e por isso, toda a criação existe para glorificá-lo pelo que Ele é: o nosso Deus.
Então, você gostou de conhecer os fundamentos da Educação Cristã Bíblica? Como isso pode contribuir com o seu ministério e a forma como trabalhará com estes fundamentos na formação humana?