“Também recordo a fé sincera que há em ti, que primeiro habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e eu estou certo de que também habita em ti.” (II Timóteo 1:5)
O ato do ensino é encantador, principalmente quando está associado ao processo formativo do ser humano. A partir do ensino são transmitidas verdades fundamentais acerca de Deus e do seu reino. A proposta do ensino é que se possa aplicar à vida. O ensino se materializa na vida, a partir das relações estabelecidas.
Loide e Eunice são duas mães educadoras por excelência. A primeira anunciou sobre a fé, a segunda se apropriou da fé e ao fazer isso transmitiu a outra geração. O processo educativo sob o prisma geracional precisa ser enfatizado e restaurado no contexto familiar. Mães abençoam seus filhos ao testemunharem da sua fé. Mães evidenciam provas da fé e da verdade contidas em suas palavras e ações.
É claro que o processo educativo não é de responsabilidade exclusiva da mãe, ela requer uma ação conjunta. Mas, observa-se que tal formação muitas vezes recai sobre a figura materna. Não se pode ver isso como sendo uma obrigação, mas como um privilégio. Como seria bom reconhecer na vida daqueles que desenvolvem os papéis de pais e mães os fundamentos basilares da fé. Como também seria importante que eles pudessem compreender o valor que reside no ato de abençoar as próximas gerações.
Abençoar nossos descendentes requer comprometimento com a palavra revelada de Deus. Necessita, ainda, viver os seus princípios e manter atitudes que honrem ao Senhor. Isso é um modo de glorificá-lo sobre tudo e todos. É uma forma de manter viva a fé em Deus e em suas promessas. É um meio de demonstrar as prioridades e enfatizá-las nas relações estabelecidas.
Uma geração que abençoa a outra por meio do ensino é a finalidade de todo o processo educativo. Isso implica em ver, ouvir, falar, sentir e crer com propriedade de mente e coração acerca da mensagem contidas nas Escrituras. Por isso, que não se pode desprezar o ensino proveniente da família. A família é o espaço sem igual da formação e do desenvolvimento humanos.
Mães que acreditam no ensino são sensibilizadas para anunciar a fé. Elas reconhecem o valor da vida com Deus e por isso transmitem aos seus filhos, a partir de suas experiências e vivências. Isso quer dizer que no ato do ensino elas materializam princípios e valores aplicáveis às situações do dia a dia.
Pense em como o ensino ocorre em sua família. Observe se as suas atitudes não expressam os valores ensinados. Perceba se esses valores se fazem presentes nas gerações e como isso confere identidade à família e fortalece os vínculos familiares. Converse com os filhos e tente localizar em suas falas tais princípios.
Ore ao Senhor, agradecendo o privilégio de ensinar os seus filhos sobre a fé abraçada. Entregue ao Senhor a vida dos seus filhos e os abençoe.