Tempos difíceis causam estresse em todo tipo de organização e não seria diferente na igreja. A instabilidade, incertezas e perigos acabam por revelar os pontos fortes e fracos de todas as pessoas. São nestes momentos que as habilidades de comunicação da sua equipe aparecerão e poderão facilitar ou dificultar o enfrentamento da crise. Muitas vezes, diante de adversidades, equipes de ministério, assim como as outras, tendem a diminuir os contatos por medo de dizer a coisa errada, enquanto o ideal seria exatamente o contrário.
Uma atividade indispensável para a gestão educacional é avaliar o estilo de comunicação das suas equipes. Quando o Educador Cristão ou líder conhece bem a maneira como seus liderados preferem ou tendem a trocar informações, ele pode se comunicar melhor com todos e ajudar os times a serem mais produtivos. É importante saber que há diferentes estilos de comunicação e que há formas de identificá-los na sua equipe. Conhecer estes estilos o ajudará a compartilhar informações e opiniões de maneira mais efetiva e empática. Vamos lá?
- Estilo passivo de comunicação
Os comunicadores passivos tendem a evitar conflitos, sentem mais dificuldade para expressar suas necessidades e convicções e dificilmente tomarão a iniciativa para a resolução dos problemas. Eles são vistos como descontraídos ou tímidos pelo restante da equipe.
Os principais sinais de uma comunicação passiva são o silêncio e a aquiescência, por isso, é mais difícil saber o que pensa um comunicador passivo. Ele poderá mudar a sua opinião ou concordar com outras pessoas que tenham posição contrária à sua só para não enfrentar um conflito.
Para ajudar um comunicador passivo, é importante oferecer segurança que o assegure de que suas opiniões serão consideradas de maneira respeitosa. É mais fácil e confortável para eles se expressarem em conversas reservadas ou escritas como os e-mails e outros aplicativos de mensagens, por isso, ofereça outras formas alternativas de se comunicar.
- Estilo agressivo de comunicação
Os comunicadores agressivos expressam suas opiniões de forma simples e direta, geralmente são oradores confiantes e costumam falar muito durante as reuniões. Você sabe que está diante de um comunicador agressivo quando percebe que precisa ter cuidado para interagir com alguém durante uma reunião.
Os principais sinais do estilo de comunicação agressivo são o tom de voz, a rapidez para responder, a persistência e controle durante uma conversa, muitas vezes interrompendo quem estava falando. No desejo de expressar sua própria ideia, o comunicador agressivo tende a não perceber os sentimentos e opiniões dos demais.
Para ajudar um comunicador agressivo, estabeleça claramente os limites, mas saiba que ele poderá ter dificuldade de aceitá-los. É muito importante estabelecer o que se pode ou não se pode fazer. Será necessário oferecer um espaço seguro e saudável para que possa expressar seu descontentamento, pois as vezes, ele só precisa desabafar.
- Estilo passivo-agressivo de comunicação
Os comunicadores passivos-agressivos usam formas indiretas para expressar seu desconforto. Eles tendem a evitar resolver qualquer problema diretamente e tendem a descarregar seus pensamentos com pessoas externas à equipe.
Os principais sinais do estilo de comunicação passivo-agressiva são a indiferença e as contradições entre as suas palavras e a sua linguagem corporal, seu tom de voz e expressão facial. Eles podem dizer uma coisa, mas expressar outra.
Para ajudar um comunicador passivo-agressivo é necessário entender a dinâmica dele, manter a calma e pedir que redirecione suas falas para a pessoas envolvidas no conflito e não com terceiros. Outra coisa importante a fazer é procurá-lo para conversar caso perceba que ele o está evitando ou sendo sarcástico e ajudá-lo a construir uma assertividade.
- Estilo assertivo de comunicação
Os comunicadores assertivos resolvem problemas de forma direta e rápida, impedindo que as dificuldades aumentem com o tempo. Além disso, eles mantêm o respeito com os outros enquanto expressam suas ideias e limites. Este é o estilo de comunicação mais produtivo e maduro.
Os principais sinais de um comunicador assertivo são clareza, objetividade, disposição para dar e pedir ajuda, capacidade de ouvir, reconhecer e validar pontos de vista diferentes ao mesmo tempo em que expressa a sua própria opinião.
É importante saber que as pessoas não se comunicam da mesma forma o tempo todo. Se estiver sob muita pressão, um comunicador passivo pode se tornar agressivo, e um comunicador assertivo pode se tornar passivo se estiver em conflito com alguém que o intimide.
Todos nós podemos desenvolver um estilo assertivo de comunicação, aprender como se expressar melhor e ajudar nossas equipes a amadurecerem neste aspecto, pois a Bíblia ensina que “O nosso falar deve ser sempre agradável e temperado sal, para que saibamos como responder a cada um.” Colossenses 4.6