Usando ferramentas adequadas de gestão, os Educadores Cristãos podem ter maior consciência dos processos educacionais da igreja e, com isso, investir na excelência de seus programas e atividades. Como já vimos no artigo do dia 14 de junho, há pelo menos seis pilares importantes que podem garantir melhores experiências de aprendizagem no ambiente eclesiástico. Dos pilares apresentados, a gestão pedagógica é o que mais se aproxima da atividade-fim da Educação Cristã, uma vez que atua diretamente na formação e no desenvolvimento de competências e habilidades pessoais e espirituais, promovendo o aperfeiçoamento dos crentes para o Reino de Deus e o exercício do ministério cristão.
O Educador Cristão é o principal responsável pela gestão pedagógica, por isso é muito importante que ele conheça e domine ferramentas que colaborem para o avanço desta área. Dependendo do tamanho da igreja, ela pode ter um educador auxiliar na função de coordenador pedagógico e que fique responsável especialmente por esta parte. Esta função também pode ser exercida pelo Diretor da EBD, caso tenha conhecimento e competência para essa gestão educacional, ou tenha sido capacitado para isso.
O Educador coordenador é responsável por integrar todas as informações e objetivos pedagógicos, englobando-os no planejamento educacional anual da igreja. Ele também é o responsável por engajar todos os envolvidos no processo educacional no cumprimento desses objetivos e metas, incluindo facilitadores, funcionários, membros da igreja, famílias e visitantes. Além disso, avalia o trabalho exercido pelos facilitadores/professores e transforma suas demandas e dificuldades em planos de ação. Vamos conhecer agora quatro aspectos importantes a serem observados para uma gestão pedagógica eficiente:
1. Currículo e métodos
A gestão pedagógica responsável por estabelecer as diretrizes e a matriz curricular da igreja, assim como os métodos e processos de aprendizagem. Para isso, é necessária uma avaliação do perfil dos membros, dos facilitadores que fazem parte do corpo docente e da comunidade em que a igreja está inserida. A partir daí, é possível estabelecer objetivos e metas que farão parte do projeto educacional. O currículo e os métodos de ensino desenvolvidos devem ser compatíveis com a capacidade e potencialidade dos aprendizes e facilitadores envolvidos.
2. Capacitação para a ação docente
A gestão pedagógica responsável por motivar a participação dos facilitadores no cumprimento dos objetivos educacionais. Ela precisa promover a adesão destes servos voluntários às metas estabelecidas e motivá-los e engajá-los para cumprir o currículo e oferecer uma educação de qualidade para toda a igreja. Além disso, a gestão da ação docente atua no diagnóstico da necessidade de treinamentos e capacitações para a equipe de facilitadores. Dessa forma, ela promove formação continuada, desenvolvendo no corpo docente as competências essenciais para o cumprimento dos objetivos educacionais.
3. Aquisição e manutenção de patrimônio
A gestão pedagógica é responsável por determinar as tecnologias e equipamentos necessários para atingir os objetivos educacionais e o cumprimento do currículo estabelecido. Ou seja, é ela que vai determinar quais investimentos patrimoniais devem ser feitos para que a Educação Cristã seja de qualidade. Isso inclui aquisição de equipamentos, materiais didáticos e lúdicos, móveis etc. Além da aquisição, deve ser planejado como será feito o seu arquivamento, distribuição e controle, bem como a manutenção deste patrimônio.
4. Acompanhamento dos resultados
Por fim, a gestão pedagógica precisa avaliar o desenvolvimento de facilitadores e aprendizes e o cumprimento dos objetivos e metas educacionais estabelecidos pela área educacional da igreja. Para isso, é necessário criar critérios que sirvam de base para determinar se as metas foram ou não alcançadas, diagnosticar problemas e áreas que precisam de intervenção. A partir deste diagnóstico é possível criar planos de ação para melhoria da qualidade de ensino oferecida aos membros da igreja e à comunidade em seu entorno.
Importância da gestão pedagógica
Como vimos, todos estes aspectos são essenciais para o alcance dos objetivos gerais da Educação Cristã na igreja. A partir de uma boa gestão de processos educacionais é que se pode aprimorar a qualidade do ensino e oferecer parâmetros para a liderança organizar e desenvolver suas atividades em sintonia com o plano educacional da igreja.
Por deixar claras as diretrizes educacionais do ministério de Educação Cristã, a gestão pedagógica também melhora a comunicação entre todos os envolvidos no processo de aprendizagem — incluindo membros, congregados e a comunidade. Isso porque todos tomam consciência de quais são os objetivos e os critérios utilizados para avaliar o alcance desses objetivos. Além do mais, os membros, congregados e a comunidade têm mais consciência de seu papel na aprendizagem e os motivos por trás do currículo planejado pela igreja. Também favorece o diálogo deles com os facilitadores e equipe de liderança do ministério.
Todos saem ganhando com uma área pedagógica bem estruturada. No próximo artigo vamos conversar sobre a principal ferramenta que temos para gerenciar esta área da Educação Cristã. Até lá!
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Parabéns, a essa equipe maravilhosa. Os artigos são excelentes.