“Assim, Ana concebeu, e no tempo devido, teve se filho, ao qual chamou Samuel, pois ela dizia, eu pedi ao Senhor.” (I Samuel 1:20)
A fé promove um coração grato diante da resposta recebida, seja ela positiva, negativa ou em espera. A gratidão envolve reconhecimento sobre a ação de Deus, pois se tem consciência de que tudo ocorre segundo a sua vontade, nada escapa de seu controle e decisão, principalmente, quando se entrega a ele os pedidos em oração. A história de Ana revela isso com muita propriedade.
A narrativa bíblica descreve a tristeza de Ana porque era estéril, então, ela demonstra uma atitude de fé, pois em oração entrega seu coração, expressando o desejo de ser mãe. Nesse ato de entrega, Deus se compadece e ela tem um filho. Interessante, que ela compreende que o seu filho é do Senhor, por isso o dedica ao seu serviço. Que manifestação de gratidão. Que desprendimento. Ana poderia ter agradecido e posicionado o seu filho em primeiro lugar em sua vida, mas não foi essa a atitude. Sua atitude é uma expressão de fé viva.
A atitude da pessoa diante da resposta, evidencia o que de fato tem prioridade em sua vida. Por isso que é possível ver diferentes reações diante de uma resposta de oração. O que é preciso entender que Deus não exige nada, antes ele deseja que a ação de cada adorador/a seja de fato sincera, pois não é alvo de barganha.
A resposta dada por Deus evidencia sua atenção e cuidado para cada um, por isso que o tipo de resposta não será o mesmo. Ele não pode ser manipulado pelo ser humano e, também não é alguém que está para satisfazer os seus desejos. Deus é Deus. Sua ação é justa e compassiva. Ele age segundo seus propósitos.
O não atender a uma oração, não significa que Deus não se importa, mas que não é o tempo certo. É preciso ler os sinais e as evidências de resposta. São eles que indicam se aquilo que foi pedido agrada ou não o coração de Deus. Ao ouvir a resposta do Senhor é preciso demonstrar gratidão, mesmo que não se entenda o seu motivo.
Ana clama ao Senhor com inteireza de mente e coração. Ela sabe que somente Deus poderia mudar sua história. Ela reconhecia o seu lugar e, também as suas limitações. Ana vai direto àquele que tem o poder para modificar situações. Ela sabe que precisava apresentar a Deus suas petições. Por isso, como gesto de gratidão, ela entoa um cântico, registrado no Primeiro livro de Samuel, capítulo 2, em que destaca a sabedoria e o poder de Deus em responder a oração daqueles que o buscam.
Como você reage diante da resposta de oração? Sua atitude é de gratidão ao Senhor? Você clama ao Senhor com inteireza de mente e coração? Como você testemunha sobre as respostas de oração? Existe em você a convicção de que Deus quer o seu melhor? Por fim, como você tem entregado a vida dos seus filhos e a sua vida no altar do Senhor?
Ore agradecendo ao Senhor e demonstre sua gratidão expressando por meio de palavras de louvor e adoração.