CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O ato do ensino envolve a prática de transmissão de conhecimentos, valores e experiências entre dois ou mais atores do processo formativo. Nesse entendimento, ele requer compromisso e responsabilidade com o trabalho educativo a ser realizado, o que demanda ter autoridade sobre o conteúdo a ser compartilhado. Afinal, o que ensina não pode ensinar algo que lhe seja desconhecido.
O trabalho educativo do educador objetiva desenhar as etapas do ensino a partir do planejamento, no sentido de aguçar a curiosidade e o desejo de aprender do aprendente. Sendo assim, a aprendizagem precisa ser perseguida no ato do ensino, porque é ela que possibilitará ao aprendiz obter esclarecimentos sobre o objeto do ensino, no sentido de querer ou não aprofundar sobre o tema investigado. Observe que compete ao aprendiz escolher se deseja ou não se apropriar de um conhecimento, por isso que fica difícil garantir a aprendizagem de alguém, pois isso tem natureza particular e individual.
Uma das formas de saber o grau de significado de um ensino é quando se observa se ele foi ou não guardado no coração. A ação de guardar no coração indica a relevância atribuída ao ensino. Afinal, só se guarda no coração o que é significativo e importante para a vida. É por tal motivo que as Escrituras ressaltam no livro de Salmos essa ação.
Ao ler o Salmos 119, verso 11, que diz: “Guardei a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti”, isso revela que a palavra do Senhor foi guardada no coração, tendo por fim afastar-se do pecado e demonstrar temor e obediência ao ensino revelado por Deus. Isso evidencia decisão e significação pelo ensino ministrado, na medida em que ele é visto como essencial para a vida.
A essencialidade do ensino pode ser encontrada em seus fundamentos, ou seja, na estrutura que sustenta a maneira como ele será vivenciado e aplicado nas situações do dia a dia. Isso sinaliza para a presença do sentido e da utilidade do ensino, que ao ser apropriado objetiva promover crescimento e desenvolvimento na vida do aprendente.
Os fundamentos para tal proposta formativa podem ser encontrados nos primeiros oito versículos do Salmo 119 e as implicações são sinalizadas a partir da reflexão que se encontra no verso 9, que diz: “Como o jovem guardará puro o seu caminho?”. A palavra como diz respeito a procedimento, isto é, as formas de ação. A resposta à pergunta está presente no próprio versículo 9 e sinaliza para a necessidade de uma prática contínua, demarcada pelo verbo “vivendo”.
Sobre os fundamentos é preciso que eles sejam explicitados a partir da ideia de bem-aventurado. Ou seja, os aprendentes que pautam sua vida sob tais pilares podem ser considerados pessoas felizes, porque aceitaram o ensino e a lei do Senhor para pautar suas vidas. Cabe agora apresentar os fundamentos do ensino direcionados à vida com Deus.
O primeiro fundamento é andar na lei do Senhor com integridade, o que evidencia inteireza de mente e coração, por isso que a ação definida no primeiro versículo é “conduzir com”, o que possibilita compreender que o ato da condução demanda um objetivo, ou seja, um propósito. Não é seguir ao sabor do vento, mas com uma direção estabelecida.
O segundo fundamento é guardar os testemunhos, pois são eles que fortalecem o processo da caminhada cristã, eles são reveladores do agir de Deus e como isso impactou à vida. A partir dos testemunhos é possível compartilhar sobre a pessoa de Deus e seus atributos eternos.
O terceiro fundamento está associado aos preceitos do Senhor em forma de ordenança. Isso indica que eles foram estabelecidos para serem observados e obedecidos com zelo. A palavra cuidado sinaliza para ter atenção, ser diligente, precavido e prudente. Então, não é um processo mecânico ou impositivo, antes envolve reflexão para tomada de decisão, por isso que ele não causa vergonha, mas coragem e aprovação.
O quarto fundamento é o da adoração, tendo em vista que se apropriou da lei do Senhor, guardando os testemunhos e observando seus preceitos de maneira cuidadosa e respeitosa. O ato de adorar envolve aprendizagem e reconhecimento sobre quem Deus é, bem como a prática de justiça.
Se fosse possível estabelecer uma ilustração sobre tal processo formativo, eis que seria possível pensar no seguinte desenho:
Fonte: Autora, 2021.
Quando se ensina é preciso ter esta ilustração em mente, porque ela possibilitará que o processo formativo planejado possa alcançar o seu objetivo e propósito. Espero que você aprecie e que essa ilustração possa ajudar em seu trabalho educativo. Até mais.