Falar em produtividade no ambiente da igreja ou de instituições educacionais cristãs soa um pouco estranho para algumas pessoas. Estamos acostumados a trabalhar por paixão e servir a Deus por amor, sem foco em produtividade. De fato, é muito importante manter a nossa motivação naquilo nos dá esperança, entretanto, servimos a um Deus zeloso que espera de nós tanto o amor, quanto a excelência.
Quando lemos Lucas 10.1-23 observamos Jesus instruindo os 70 discípulos e usando as boas práticas da gestão produtiva, tais como planejar, delegar tarefas, manter o foco, comunicar-se de forma eficiente etc. Sempre que estas boas práticas são usadas, naturalmente a produtividade da equipe cresce. O resultado foi visto no relatório que os discípulos apresentaram ao final da missão.
Na igreja, muitas vezes precisamos executar diversas atividades ao mesmo tempo. Se não tivermos muita clareza dos objetivos e uma boa gestão de processos, o resultado estará comprometido, mesmo nas tarefas mais simples. Se você sonha com uma equipe ministerial equilibrada e de alta produtividade, é necessário implementar algumas práticas da gestão produtiva. Vamos conhecer algumas dessas práticas:
- Organize a sua agenda e da sua equipe
Jesus aparece no texto organizando a agenda da sua equipe de forma detalhada. Enumerando as ações que deveriam ser executadas numa sequência lógica. Foi estabelecido um processo que precisava ser seguido rigorosamente para o sucesso da missão. Muitas vezes, no exercício do ministério esquecemos de organizar nossa agenda e os processos e acabamos caindo na improdutividade. Hoje em dia, temos à nossa disposição inúmeros aplicativos de planejamento do tempo e tarefas. Para que sejam eficientes, é necessário elencar todas as tarefas a serem desempenhadas de modo que fiquem visíveis e possam ser administradas de forma mais estratégica.
- Descubra o que acaba com seu tempo
Jesus foi muito claro na ordem: “não saúdem ninguém pelo caminho”. Esta ordem indica foco no objetivo. Algumas distrações podem roubar o tempo produtivo. Entre elas estão as redes sociais, as mensagens instantâneas e os e-mails. Mesmo sendo ferramentas úteis para executar muitas tarefas do ministério, precisamos cuidar porque elas tomam a urgência que deveria ser atribuída a outro processo e acabam atrapalhando bastante a produtividade. Para se livrar destes verdadeiros ladrões do tempo, observe e compare o quanto você se dedica a essas distrações.
- Tenha prioridades e foco
Quando Jesus orienta a equipe “não fiquem mudando de casa em casa”, mais uma vez ele usa uma boa prática da gestão produtiva. Priorização e foco são fatores que fazem a diferença na execução do planejamento. Desta forma, podemos dizer não ao que é acessório e manter as ações direcionadas ao que é prioritário. Realizar diariamente as tarefas com foco e determinação, poupa tempo para resolver possíveis urgências, aumentando a sua produtividade de maneira definitiva.
- Delegue e avalie os resultados
No início da missão, Jesus delega as tarefas e, no final, ele chama para o relatório. Mais uma vez Ele nos ensina como manter uma equipe com alto nível de produtividade. A distribuição de responsabilidades exige uma clara comunicação, esclarecimento das dúvidas, apoio e liderança em todo o processo. Conforme cada atividade vai sendo finalizada, ela deve ser cuidadosamente avaliada. Os resultados positivos devem ser celebrados e as dificuldades devem ser resolvidas e redirecionadas.
Seguindo estas 4 práticas usadas por Jesus, você certamente aumentará a produtividade da sua equipe. Depois compartilhe com a gente as suas experiências!