Neste texto, faremos uma breve exposição sobre alguns métodos de ensino, utilizados por Jesus Cristo ao longo de seu ministério de ensino da Palavra de Deus, a saber: (i) a arte de contar história; (ii) a aula expositivo-dialogada e (iii) o uso de perguntas e respostas. O ensino de Jesus foi único e marcante na vida de seus alunos. Por conta disso, podemos considerá-lo como um mestre por excelência.
O primeiro método de ensino, utilizado por Jesus Cristo, diz respeito à arte de contar história. De acordo com Bueno (2018), Jesus, por meio do uso de parábolas, lançou mão deste método, de forma criativa, para ilustrar verdades espirituais. Desse modo, por meio da realidade expressa em cada história, extraída dos acontecimentos da vida diária, Jesus exemplificou e contextualizou verdades espirituais para os seus alunos.
Das parábolas exploradas por Jesus, a título de exemplificação, elencamos as seguintes:
- Da dracma (moeda) perdida (Lc 15.8-10): devemos considerar que naquela sociedade a mulher não trabalhava para obter salário. Daí, a importância de encontrar a moeda perdida para prover as suas necessidades;
- Do filho pródigo (Lc 15.11-32): aqui a demonstração de importância do filho mais novo, pois os judeus davam excessivo valor ao primogênito. Jesus estava demonstrando amor e preocupação por todos indistintamente.
Outro método utilizado por Jesus se refere ao uso da exposição dialogada. Em uma aula expositivo-dialogada, não há somente a fala do professor, mas várias vozes se expõem, pois os alunos podem participar com seus comentários e dúvidas. Dessa forma, muitas ideias se cruzam e dialogam, com o objetivo de analisar o tema em foco. Esse método cativa e capta a atenção do aluno. No tocante à atenção dos alunos, ao utilizar esse método, Jesus, nas palavras de Armstrong (1994, p.28): “conseguiu de várias formas: iniciando uma conversa (Jo 4. 7-9); chamando as pessoas pelo nome (Jo 1.42); e empregando palavras que chamavam a atenção do ouvinte”.
Por último, destacamos o método de perguntas e respostas, muito utilizado por Jesus. Esse método consiste em elaborar questionamentos ou respostas que faziam as pessoas pensarem sobre a temática, a ser explorada pelo mestre.
Esse método, empregado por Jesus, conforme Domingues (2016, p. 46): “… possibilitava ao ouvinte a investigação, o confronto entre as ideias e a reformulação de conceito, que de certa forma permitia ao sujeito aprendente a reelaboração do seu conhecimento”.
Vejamos algumas perguntas, elaboradas por Jesus:
- “Ou, que dará o homem em troca da sua vida?” (Mt16.26).
- “O que é mais fácil dizer? Os teus pecados estão perdoados, ou levanta-te e anda??” (Mt.9. 5)
- “Mas vós, quem dizeis que eu sou?” (Mc 8.29)
Com base no que foi exposto, no decorrer do texto, podemos concluir que os métodos utilizados por Jesus ainda são extremamente significativos no contexto de ensino contemporâneo. Para além disso, é salutar pontuar que o que torna o seu ministério de ensino singular e de excelência não é a simples utilização de métodos de ensino, mas a sua adequação ao contexto de ensino, às particularidades dos alunos e ao tema a ser explorado.
Referências
ARMSTRONG, Hayward. Bases da Educação Cristã. Rio de Janeiro: JUERP, 1994.
BUENO, Telma. Educação Cristã: reflexões e práticas. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
DOMINGUES, Gleyds. Andragogia de Jesus: ensinar e aprender. Paraná: AD Santos editora, 2016.