Os avanços proporcionados com a transformação digital, trouxeram novos recursos. Entre eles a gamificação tem se destacado. Vamos conhecer?
A gamificação na educação consiste na utilização de jogos (games) no processo da aprendizagem. O objetivo é tornar este processo mais atraente e dinâmico. Vamos conhecer duas estratégias que podem contribuir para que o aprendizado ocorra de forma leve, ativa, participativa e acima de tudo, atrativa!
Estes recursos têm sido bastante utilizados na educação e podem também ser usados nas nossas igrejas, tanto em classes de EBD (Escola Bíblica Discipuladora), quanto em dinâmicas nos Pequenos Grupos Multiplicadores (PGM’S) e até mesmo em encontros capacitadores.
O Kahoot e o Quizizz, são aplicativos multiplataforma, isto é, eles são aplicativos que podem ser executados na grande maioria dos smartphones – se não todos! Pode-se fazer o download do aplicativo, ou utilizar através do navegador da Web. Em ambos, é necessário que o professor tenha login na plataforma, para isso, precisa se cadastrar e criar uma conta. Já para os alunos, não é necessário fazer login, o acesso ocorre mediante um código gerado quando é iniciado.
São semelhantes em seus objetivos, porém possuem algumas especificidades:
Kahoot
É uma plataforma interativa para realização de pesquisas e perguntas. São realizados questionários, incluindo múltipla escolha e verdadeiro/falso, que podem ser acessados pelo aplicativo ou navegador da Web em qualquer dispositivo. As perguntas são projetadas na tela do computador para todos, e aparecem apenas as alternativas nos dispositivos dos participantes. Há um tempo programado para cada pergunta. Ao final, a pontuação é exibida, bem como as respostas corretas.
Quizizz
Plataforma interativa para elaboração de questionário para avaliação, como perguntas do tipo múltipla escolha ou verdadeiro/falso, é também muito utilizada para receber feedback. A interação ocorre pelo acesso de cada participante em seu dispositivo, onde é possível ler as perguntas e respostas e respondê-las. Além da interação simultânea online, nesta plataforma é possível gerar uma espécie de “tarefa de casa”, onde cada participante pode responder a seu tempo.
Kahoot e Quizizz são ótimas opções para dinamizarmos a prática do ensino. Agora que você já conhece, veja qual atende melhor as demandas de seu público, e mãos à obra!
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Referências:
www.safetec.com.br
www.quizizz.com
https://kahoot.com