Um lar cristão é muito mais do que quatro paredes; é um santuário onde Deus habita e onde a família vive os princípios da Palavra. A Bíblia nos ensina: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Salmo 127.1). Essa verdade nos lembra que, sem Deus, nosso lar perde seu verdadeiro propósito.
Para que tenhamos um lar abençoado é necessário seguir algumas regras básicas de amor a Deus.
- O ensino aos filhos: Alicerce da fé
Uma das maiores responsabilidades dos pais é ensinar os filhos no caminho do Senhor. A Bíblia diz: “Instrui a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22.6). Como pais, somos responsáveis por transmitir valores cristãos desde cedo, plantando sementes que frutificarão em caráter, sabedoria e temor a Deus.
- A oração em família: Conexão com o céu
Através da oração é construído o elo que mantém a família unida a Deus. Quando oramos juntos, fortalecemos nossa fé e experimentamos a presença dele em nosso lar. Jesus prometeu: “Pois onde dois ou três se reúnem em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18.20).O devocional em família é a demonstração de amor que trará proteção, direção e paz.
- O perdão: Base do relacionamento
Perdoar uma pessoa não é algo simples, nenhum lar está imune a conflitos, mas o perdão é a chave para a harmonia. A Bíblia nos exorta: “Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, se algum de vocês tem queixa contra outro” (Colossenses 3:13). Sabemos que perdoar não é esquecer, mas escolher amar, assim como Cristo nos amou.
- O partir do pão: Comunhão e gratidão
A mesa é um lugar sagrado, onde a família se reúne para compartilhar não apenas o alimento, mas também a vida. Ao ensinar desde cedo nossos filhos que a mesa com Jesus é o momento para ensinar e aprender e assim quando agradecemos a Deus pelo pão de cada dia, cultivamos um coração grato. Jesus deu o exemplo: “Tomando o pão e tendo dado graças, partiu-o e o entregou a eles, dizendo: Isto é o meu corpo dado em favor de vós; fazei isto em memória de mim” (Lucas 22.19). Refeições em família fortalecem laços e celebram a provisão divina.