O ambiente eclesiástico é rico em linguagens próprias que são trazidas pela literatura cristã, a música, os componentes litúrgicos do culto, as expressões culturais religiosas e assim por diante. É através da utilização destas e de outras linguagens que o processo de aprendizagem acontece dentro da igreja e isto está intimamente ligado a algo que chamamos de letramento.
Letramento é um conceito que vai além da decodificação de símbolos, pode ser considerado um aparato, um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, como sistema simbólico, em contextos específicos, para objetivos específicos. Durante muito tempo a escrita analógica foi a grande forma de comunicação, no entanto, no decorrer do tempo fomos evoluindo de processos manuais para processos digitais. Fomos das cartas para os e-mails e agora usamos mensagens instantâneas por meio de aplicativos nos smartfones.
Desta forma, hoje é impossível falar de letramento sem incluir a ideia de “letramento digital”. Com os diversos canais de comunicação digitais e ferramentas de interação que temos disponíveis (Podcasts, Páginas no Facebook, Instagram, Blogs, Vlogs, Whatsapp, E-mails, Programas de Rádio, Chats dentre outros) o “letramento digital” passou a ser imprescindível e urgente.
O fato é que, com as demandas trazidas pela pandemia, nossos espaços de aprendizagem passaram por mudanças emergenciais e fomos levados a desenvolver habilidades que estavam sendo “ignoradas” ou estavam “adormecidas”. Sabendo que o letramento é um processo que ultrapassa a capacidade de ler e escrever, para alcançar a capacidade de uma coerência argumentativa e a representatividade de um senso crítico maduro e responsável. O que compartilhar, estimular e produzir utilizando os mecanismos de informação citados anteriormente? De que forma o Letramento Digital pode contribuir com o desenvolvimento ministerial de nossas igrejas?
Não basta somente saber utilizar as ferramentas, ser Letrado Digitalmente envolve criticidade, conhecimento e responsabilidade para com a sociedade e usuários da era digital. Por isso, para que possamos de fato solucionar alguns problemas ministeriais ligados ao uso das mídias e promover um processo responsável de Letramento Digital em nossas igrejas alguns passos são necessários, vejamos:
- Selecione conteúdos (Curadoria) para exposição digital contando o com o apoio de líderes experimentados, com conhecimentos teológicos e coerência doutrinária.
- Elabore/crie materiais e garanta que passem por processo de revisão ortográfica e ou verificação da fonte antes de sua publicação;
- Em relação as programações sejam elas síncronas e ou assíncronas; planeje/ avalie e selecione pessoas maduras espiritualmente, mas sem perder de vista os novos talentos através de um relacionamento discipulador;
- Inclua em sua equipe pessoas com conhecimentos básicos acerca do uso das ferramentas digitais que estejam dispostas a servir nesta área sob a supervisão da liderança da igreja e que possuam um coração ensinável.
- Apresente as ferramentas digitais a igreja de forma leve e harmônica, inserindo-as como uma possibilidade para continuidade do processo de aprendizado e de segurança para os membros durante o período da pandemia;
- Garanta que a temática faça parte do processo formativo da liderança e liderados como forma de garantir um desenvolvimento contínuo e responsável de tais habilidades e desenvolvimento das competências digitais.
A igreja precisa possibilitar o aprendizado para a utilização segura e crítica das tecnologias da informação em suas atividades e, também, desenvolver critérios para utilizá-las de forma que garanta o alcance dos seus objetivos. Lembre-se, a igreja é lugar de adoração, mas, também de aprendizagem, e como mordomos precisamos servir a comunidade cristã com zelo, levando em conta seu contexto, especificidades, dons e talentos sem jamais perder de vista a capacidade de desenvolver-se cognitivamente, culturalmente e digitalmente.
Os tempos podem ser desafiadores, mas temos em quem confiar! “Eu te instruirei e ensinarei o caminho que deves seguir; eu te darei conselhos sob a minha vista”. Salmo 32.8.
Referências Bibliográficas
O letramento a partir de uma perspectiva teórica: origem do termo, conceituação e relações com a escolarização Katlen Böhm Grando1 – PUCRS Projeto Observatório da Educação/CAPES.
Tecnologias Digitais no Desenvolvimento de Competências Chave (TECCLE.Eu) Projeto multilateral Comenius.