“Acima de tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. (Provérbios 4.23)
Não sei você, mas uma das tarefas mais difíceis em uma casa é limpar janelas, principalmente, quando são grandes e se mora em apartamento, seja qual for o andar. Não há braço que alcance todos os cantos, além do risco envolvido. É preciso ter um cuidado ao extremo, a fim de se evitar problemas para si e para outros.
Por outro lado, é preciso reconhecer que as janelas são essenciais aos espaços. Elas dão claridade ao lugar e protegem do calor, do frio e da chuva. Se fosse possível dar uma característica às janelas, essa seria proteção. Por isso, é sempre bom cuidar das janelas, verificando sua estrutura e fazendo ajustes em seus apetrechos. Essa verificação é um fator que traz segurança ao ambiente.
Ao pensar nisso, compete fazer uma analogia entre janela com o coração do ser humano. Afinal, esse último é considerado a fonte da vida, por isso deve ser alvo constante de cuidados. Compreende-se que é a partir do coração que se nutre pensamentos, sentimentos, posicionamentos, decisões e ações, podendo, inclusive, reter coisas boas e afastar as ruins. Entretanto, para que este processo ocorra, é necessário manter um coração livre e seguro de más influências.
Tal como a janela, o coração expressa o seu estado. Não há como esconder a forma em que se encontra, mesmo que se tente fazer isso. Basta uma troca de palavras, para saber como está o coração. Ele é a porta de entrada e por esse motivo precisa ser guardado, a fim de que não entre coisas que atrapalhem o desenvolvimento e o crescimento saudáveis.
Manter a fonte de vida, jorrando de maneira íntegra e agradável a Deus, é um desafio constante. Por isso, é necessário fazer uso de algumas ferramentas, como oração de confissão e meditação da Palavra de Deus. Essas ferramentas ajudam a manter o equilíbrio, ao mesmo tempo em que conservam o coração puro e pronto para receber o ensinamento e a disciplina do Senhor.
Limpar janelas evidencia a necessidade de manutenção e limpeza. Limpar o coração, indica uma ação de buscar a santificação e a regeneração em Deus. E essa ação requer desejo genuíno para receber a correção necessária e que possa resultar em um coração em conformidade com o propósito e a vontade do Senhor.
Pense em seus posicionamentos, decisões, desejos, vontades, ações efetivadas. Como está o seu coração? Precisa fazer limpeza e ajustes? Faça uma análise e peça direção ao Senhor, a fim de que seu coração continue jorrando fontes de vida e irradiando continuamente em seus relacionamentos.
Que Deus abençoe sua caminhada de fé, rumo à santificação. Boa semana.